Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agência cria comercial que grava marca de empresa na retina

A BMW gravou um comercial na Alemanha que utiliza uma nova técnica para gravar a marca na mente dos telespectadores. Eles fizeram isso gravando o logo da empresa na retina de quem assiste ao comercial.
O site do TG Daily conta que o anúncio foi desenvolvido pela agência Paper Plane, que explica um pouco do funcionamento da tecnologia em um vídeo no YouTube (tiny.cc/h29k6). Segundo a agência, esta é a primeira vez que uma propaganda foi feita sem mostrar diretamente o logo de uma empresa.
O comercial mostra o vídeo de um motociclista, Ruben Xaus, contando sobre sua vida, sua paixão pela velocidade e sua motivação. Ao final, ele pede aos telespectadores para fecharem seus olhos, e é aí que vem a surpresa. Todos eles veem o logo da BMW como pós-imagem (como as quem vemos quando fechamos os olhos após olhar algum tempo diretamente para o sol, por exemplo).
A Paper Plane conseguiu este efeito com a utilização de flashes imperceptíveis da palavra BMW durante a apresentação do vídeo. Essa imagem vai ficando gravada na retina de quem assiste o vídeo e, quando eles fecham os olhos, ela aparece por alguns segundos, para depois desaparecer.
Apesar do que possa parecer, a agência garante que os flashes são inofensivos para os olhos. Uma pena é que o vídeo do YouTube não provoca o mesmo efeito em quem assiste pelo computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário