Pages

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Microsoft apresenta características do próximo Windows

Novo sistema se adaptará a tablet e usará interface inspirada no WP7.
Companhia deve lançar o 'Windows 8' nos próximos 18 meses.


A Microsoft ofereceu na quarta-feira (1) na Califórnia (EUA) uma antecipação de como será a próxima versão de seu sistema operacional Windows, que está sendo desenvolvido para concorrer no mercado dos tablets.
O novo software pretende adaptar o ambiente tradicional do Windows a um sistema de telas sensíveis ao toque, aplicativos e menus dinâmicos, que tomará como referência a estética e a funcionalidade de sua versão atual para celulares Windows Phone 7.
O herdeiro do Windows 7, denominado extraoficialmente de Windows 8, foi apresentado brevemente na quarta-feira na conferência "D9: All Things Digital", que está sendo realizada esta semana em Rancho Palos Verdes, no sul da Califórnia.
Tela inicial do Windows 8 (Foto: Divulgação)Tela inicial do Windows 8 apresentada em evento na Califórnia (Foto: Divulgação)
Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows, assegurou que o próximo sistema servirá tanto para o ambiente habitual de escritórios, com mouse e teclado, como para dispositivos móveis.
A primeira demonstração do Windows em um tablet, que para funcionar precisa estar conectado a um computador convencional, correu a cargo de Julie Larson-Green, vice-presidente do Windows Experience. O teste provou que a Microsoft está realizando progressos no desenvolvimento do novo sistema que, segundo a empresa, funcionará em diversos tipos de equipamentos. À primeira vista, a nova plataforma supõe uma mudança drástica em relação a seus antecessores, a maior remodelação desde o Windows 95, há quase 16 anos.
Entre outros aspectos, o próximo Windows não apresenta os tradicionais comandos de inicialização na parte inferior da tela e os substitui por um menu oculto que aparece em uma das laterais, enquanto os diversos programas são mostrados visualmente como se fossem aplicativos.
"É um Windows completo", disse Julie Larsson-Green, que reconheceu que a estética foi inspirada no sistema operacional para celulares, embora tenha sido ajustado para "aproveitar o espaço de uma tela maior".
A previsão é que o novo Windows seja lançado em 2012, Mais detalhes serão fornecidos na conferência que a Microsoft organizará em setembro na Califórnia.

Assista ao vídeo oficial da Microsoft com apresentação do novo Windows.


Nenhum comentário:

Postar um comentário