Pages

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Chinês morre depois de jogar três dias sem parar em cibercafé

Homem não dormiu e praticamente não comeu durante 72 horas.
Dependência por jogos eletrônicos afeta 33 milhões de jovens na China.


Dependência dos jogos eletrônicos afeta 33 milhões de adolescentes na China. (Foto: AFP)Dependência por games afeta 33 milhões
de adolescentes na China (Foto: AFP)
Um homem morreu na China depois de ter passado três dias seguidos jogando em um cibercafé da região de Pequim, sem dormir e praticamente sem comer, informa a imprensa local.
O homem, com idade por volta de 30 anos, entrou em coma quando estava no cibercafé e foi levado para uma clínica, mas a equipe médica não conseguiu reanimá-lo, destaca o jornal Beijing Times.
O fato demonstra o fenômeno da dependência dos jogos eletrônicos, que afeta 33 milhões de adolescentes na China.
Em um mês, a vítima gastou mais de 10.000 yuanes (1.515 dólares) em jogos virtuais. Ele praticamente não levantou da cadeira em 72 horas, segundo a imprensa.

Ragnarök Online' recebe expansão que aumenta o nível dos personagens

Com 'Renovação', jogadores podem chegar ao nível 150.
Game lançado em 2004 ainda faz sucesso, diz executivo.


Ragnarok (Foto: Reprodução)'Ragnarök' ganha nova expansão
(Foto: Reprodução)
O game on-line "Ragnarök Online", lança nesta segunda-feira (21) a maior expansão da história, de acordo com a empresa Level Up!, do jogo presente há mais de seis anos no Brasil. Chamado de "Renovação", o episódio traz melhorias em diversos os aspectos do game que já tem mais de dois milhões de jogadores.
A principal novidade da expansão é o aprimoramento de sistemas de jogabilidade, como defesa, execução de magias, velocidade e ataque. A evolução dos personagens também sofreu alterações, com o nível máximo a ser alcançado passando de 99 para 150, e com a curva de avanço sendo suavizada, o que deve facilitar a chegada aos níveis mais altos. Outra novidade é o surgimento das classes "3", o que faz com que os personagens ganhem novas habilidades, tenham atributos superiores e encontrem um leque ainda maior de estratégias.
Para Julio Vieitez, diretor geral da Level Up!, o game on-line da empresa, lançado em 2004, continua sendo um grande sucesso. “'Ragnarök Online' foi nosso primeiro jogo e ainda hoje possui uma base considerável e assídua de jogadores", afirma. "A 'Renovação' traz novos ares e moderniza todo o título, fato que definitivamente agradará aos fãs, novos e antigos”.
O acesso a "Ragnarök Online" pode ser feito em dois servidores distintos: um de acesso gratuito e outro com sistema de assinatura. Em ambos, os usuários também podem adquirir créditos para personalizar seus personagens através do site da Level Up! e de seus revendedores autorizados em pacotes que custam de R$ 10 a R$ 150.
 

Microsoft libera a produção de games de Kinect para computador

21/02/2011 17h25 - Atualizado em 21/02/2011 17h25

Aplicativos que usam recursos do acessório também podem ser criados.
Kit de desenvolvimento será lançado no segundo trimestre.


Kinect (Foto: Divulgação)Games e aplicativos que usam o Kinect poderão ser
criados para o PC (Foto: Divulgação)
O chefe de pesquisas e estratégia da Microsoft, Craig Mundie, anunciou nesta segunda-feira (21) que a empresa irá enviar kits de desenvolvimento para produtores de games para que possam criar jogos de computador que usem o Kinect. Chamado de "Kinect for Windows Software Development Kit", os "software development kits", ou SDKs, seriam enviadas aos estúdios a partir do segundo trimestre de 2011.
Até o momento, o Kinect, acessório lançado em novembro de 2010 que capta o movimento dos jogadores e os leva para dentro dos games, dispensando o uso do joystick, é exclusivo do console Xbox 360. Vídeos de pessoas usando o aparelho para outros recursos, inclusive rodando games no PC, são modificações que não foram autorizadas pela Microsoft.
Entretanto, a partir do lançamento do kit de desenvolvimento do Kinect para computadores, as modificações, em tese, receberiam suporte oficial da Microsoft, permitindo o desenvolvimento de jogos que usam o aparelho para o PC.
O SDK está sendo feito pela Microsoft Research (MSR) em parceria com a Interactive Entertainment Business (IEB) e estará disponível para donwload para universidades parceiras da empresa, desenvolvedores e entusiastas. Todos os recursos do acessório, como captura de movimentos e reconhecimento de áudio, estariam disponíveis para o desenvolvimento de aplicações.

App para Facebook avisa quando a paquera fica 'solteira' novamente

'Breakup Notifier' checa o status do relacionamento a cada 10 minutos.
Um e-mail é enviado caso a pessoa fique 'disponível'.


Breakup Notifier, aplicativo para Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Breakup Notifier avisa quando a paquera está
"disponível" (Foto: Reprodução/Facebook)
O desenvolvedor Dan Loewenherz criou um aplicativo para o Facebook que avisa quando a pessoa que o usuário está a fim, sai de algum relacionamento e fica "disponível" novamente para investidas amorosas.
O "Breakup Notifier" é uma maneira simples para manter o controle sobre aquela pessoa especial que já está namorando outra. O aplicativo permite marcar as pessoas de interesse e quando elas informarem que sairam de um relacionamento, o interessado recebe um e-mail informando.
Obviamente, isso tudo só funciona se o estado real da relação for atualizado no Facebook. E para o apaixonado virtual não perder tempo, o app faz uma verificação do status a cada 10 minutos.

Twitter libera aplicativos bloqueados para smartphones

'Passos foram tomados para sanar as violações', informa microblog.
Após atualização, 'twidroyd' e 'Ubersocial' poderão ser baixados novamente.


Aplicativo UberTwitter muda de nome para UberSocial (Foto: Reprodução/ubersocial.com)Aplicativo UberTwitter muda de nome para UberSocial
(Foto: Reprodução/ubersocial.com)
Neste domingo (20), o Twitter anunciou que devolveu o acesso do aplicativos twidroyd e UberSocial para Blackberry (antigo UberTwitter) à sua plataforma.
"Nossa análise inicial indica que passos foram tomados para sanar as violações a estes aplicativos.", diz o comunicado do microblog.
"Quando os desenvolvedores atualizarem o twidroyd e o Ubersocial, você será capaz de baixar os aplicativos atualizados para acessar novamente os Tweets", complementa o blog do Twitter.
Entenda o caso
Na sexta-feira (18), sem entrar em detalhes, o Twitter postou um documento de ajuda intitulado "Estou com dificuldades para entrar na minha conta usando o UberTwitter ou twidroyd", que dá pouca esperança para uma imediata correção do problema aos usuarios desses aplicativos.

O microblog suspendeu totalmente ambos os aplicativos - os mais populares do Twitter para o BlackBerry, iPhone e Android, respectivamente - por "violarem as nossas políticas". O post diz ainda que suspende "centenas" de aplicações diariamente violações dessas políticas, mas decidiu "chamar a atenção" desses dois em especial por causa do alto número de usuários potencialmente afetados. Veja o texto na íntegra.

Saiba como controlar o acesso dos filhos ao PC no sistema Ubuntu

Programa 'Nanny' ajuda a cuidar uso de sites e regula tempo de uso do PC.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.


Com o período de férias chegando ao fim, é preciso ficar atento se os “pequenos” em casa não estão abusando do uso computador ou navegando na internet além do tempo apropriado. Pois passar horas na frente do PC pode prejudicar os estudos e até mesmo oferecer riscos a segurança, já que o mesmo está conectado na internet. Por isso é recomendável filtrar os contatos e sites acessos pelas crianças e adolescentes.
Criados com a finalidade de auxiliar nessa tarefa, existem programas que permitem definir regras de acesso à internet, bloqueio de conteúdo impróprio e o tempo em que o computador poderá ser usado por um determinado usuário.
A coluna Tira-dúvidas já abordou como usar o recurso de Controle dos Pais no Windows 7. Caso você seja usuário de Software Livre ou possua um PC que não suporte o Windows 7, irei apresentar um recurso de controle de permissões de uso do PC no Ubuntu.
Instalando o programa de Controle dos Pais
No Ubuntu, o programa que auxilia na definição de regras para usar o computador não acompanha a instalação padrão do sistema. Mas pode ser obtido facilmente na “Central de Programas do Ubuntu”. Para acessá-la clique em Aplicativos>Central de Programas do Ubuntu. Ficará disponível a interface de administração de programas. Insira no campo de busca o parâmetro de pesquisa “controle dos pais”. Em instantes o gerenciador de pacotes irá retornar o resultado da pesquisa. O programa que será instalado no PC é conhecido como Nanny. Para instalar o aplicativo, clique no botão “Instalar”, aguarde pela mensagem de confirmação do instalador para executar o programa.
Instalando o Nanny no Ubuntu Linux (Foto: Reprodução)Instalando o Nanny no Ubuntu Linux (Foto: Reprodução)
Existem outros procedimentos que permitem a instalação do programa no Ubuntu, mas por usarem linha de comando e requerem um pouco mais de conhecimento por parte do leitor. Recomendo que seja usado o recurso gráfico oferecido pelo sistema.
Definindo limites
Após a instalação do programa, clique em Sistema>Administração>Parental Control e aguarde até o programa abrir. É preciso informar a senha de usuário administrador do sistema. Também é necessário que o usuário que será submetido as regras de controle de acesso não possua privilégios de administração, caso contrário ele poderá desfaze-las ou até remover o programa.
O Nanny possui uma interface amigável, em que o tipo de restrição fica disposta em guias, para cada uma delas é possível definir os horários e em que dias da semana o grupo de permissões poderão ser acessado pelo usuário.
Tela inicial do Nanny  (Foto: Reprodução)Tela inicial do Nanny (Foto: Reprodução)
Os intervalos de tempo em que o PC ficará disponível são definidos nos “retângulos”, por padrão eles ficam desabilitados até que sejam configurados. Ao clicar sobre eles, o programa indicará como permitido através da cor verde, e não permitido através da cor vermelha. Cada intervalo de tempo é divido em porções de 30 minutos.
Para aplicar o filtro de acesso ao usuário “zezinho”, ou qualquer outro usuário que estiver aparecendo no menu. Clique sobre o usuário, o quadro de permissões que aparecerá ao lado, corresponde ao usuário selecionado.
Configurando as permissões de uso no PC do usuário 'zezinho' (Foto: Reprodução)Configurando as permissões de uso no PC do usuário 'zezinho' (Foto: Reprodução)
Se você preferir selecionar um grupo de intervalos de tempo de uso do PC, basta arrastar o mouse com o botão direito pressionado, que o programa irá preencher automaticamente a grade. Senão, será preciso clicar sobre um intervalo específico.
Em caso de restrições de acesso a conteúdo impróprio na internet, é possível através do programa criar uma lista de sites que não poderão ser acessados pelo usuários. A relação de sites bloqueados não vem preenchida. Para informar um determinado site que você queira restringir o acesso, clique na guia “Navegador de internet”. Marque a opção “Usar filtragem de conteúdo da internet” e clique no botão “Configurar”. Irá abrir uma janela em que deve ser informado nome do site, o seu endereço e a sua descrição. Após salvar a inclusão só site na lista de sites proibidos, ele estará acessível na listagem, para que a restrição tenha efeito é preciso seleciona-lo e após clique no botão “Aplicar”.
Adicionando um site na lista de 'Sites proibidos' (Foto: Reprodução)Adicionando um site na lista de 'Sites proibidos' (Foto: Reprodução)
Numa tentativa frustrada, o próprio programa irá exibir uma mensagem padrão de que o conteúdo não pode ser exibido.
Mensagem padrão de site bloqueado pelo sistema (Foto: Reprodução)Mensagem padrão de site bloqueado pelo sistema (Foto: Reprodução)
Também é possível criar uma lista dos sites que o acesso será permitido, num procedimento semelhante ao de criar uma lista de sites bloqueados.
O sistema operacional Linux é repleto de configurações de acesso e segurança. Os procedimentos descritos aqui na coluna destinam-se a usuários com conhecimentos mínimos ou para aqueles que não dispõem de tempo para a criação de scripts de determinem os níveis de acesso no PC.
O uso do Nanny para o “Controle dos Pais” é uma alternativa prática e barata, mas se comparado ao recurso oferecido pelo Windows 7, fica devendo funcionalidades como a geração de relatórios de acessos, bloqueio de programas específicos e a integração com o painel do Windows Live Messenger. Mas nem por isso o Nanny deixa de ser um eficiente alternativa para os usuários do sistema operacional do pinguim.
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Brasil chega à 4ª posição no ranking dos países que mais vendem PCs

Foram vendidos 13,7 milhões de computadores em 2010, diz estudo.
Somando a venda do ano inteiro, mercado cresceu 23,5% ante 2009.


Mulher acessa internet por computador (Foto: Brian Snyder/Reuters)Em 2010, venda total de notebooks para usuários
domésticos foi 30% maior do que a de desktops
(Foto: Brian Snyder/Reuters)
Um estudo divulgado pela IDC Brasil revelou que foram vendidos 13,7 milhões de computadores em 2010 no país, sendo 55% desktops e 45% notebooks. O número representa um crescimento de 23,5% ante 2009.
A movimentação levou o Brasil à 4ª posição no ranking mundial dos países que mais vendem computador no mundo. Em primeiro lugar está os Estados Unidos, seguido pela China e Japão.
No último trimestre de 2010 foram vendidos 3,6 milhões de equipamentos. Deste total, 52,5% foram desktops e 47,5% notebooks. No início de 2010, a IDC previa que o mercado chegaria à marca de 13,2 milhões de computadores, porém, devido à competição acirrada entre os fabricantes, o número foi 3,6% melhor.
Durante todo o ano, 65% dos computadores vendidos foram para usuários domésticos e 35% para o mercado corporativo, incluindo os segmentos de educação e governo. Segundo o estudo da IDC, em 2010, a venda total de notebooks para usuários domésticos foi 30% maior do que a de desktops.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sony lança serviço de música on-line no PlayStation 3

Music Unlimited está disponível nos Estados Unidos e na Europa
Usuários podem testar o serviço gratuitamente por 30 dias.


Music Unlimited, serviço de música on-line para os donos do PS3 (Foto: Reprodução)Music Unlimited, serviço de música on-line para os
donos do PS3 (Foto: Reprodução)
A Sony lançou nesta quinta-feira (17) um serviço de música on-line para o PlayStation 3 chamado Music Unlimited. O serviço, disponível por enquanto apenas nos Estados Unidos, oferece uma grande biblioteca de discos e custa entre US$ 4 (pelo plano básico) e US$ 10 (plano especial). Os usuários poderão usar o serviço gratuitamente por 30 dias.
O serviço de música on-line ajuda os usuários a encontrar novas músicas, escutar a coleção que está no computador (o sistema vasculha a rede doméstica e cria listas baseadas nas canções do usuário) e sugere novas canções baseadas no gosto musical do dono do PS3. Ainda, o Music Unlimited apresenta canais de música divididos em estilos e épocas. As canções chegam ao videogame por meio de streaming e não são armazenadas no disco rígido do aparelho.
O serviço Music Unlimited foi lançado em dezembro na Europa e chegará na Austrália e na Nova Zelândia nos próximos dias.

Hibernação pode ser solução para viagens espaciais, diz estudo

Cientistas tiveram a ideia ao observar ursos negros no Alasca.
Redução da atividade metabólica também pode ser útil à medicina.


Hibernar pode ser uma solução para que o corpo humano resista a uma viagem espacial de longa distância, uma opção sugerida por um grupo de cientistas que analisou o processo de hibernação dos ursos negros do Alasca.
Cientistas da Universidade do Alasca descobriram que os ursos negros reduzem levemente sua temperatura corporal durante esse período, mas sua atividade metabólica fica muito abaixo dos níveis de outros animais que também hibernam.
Segundo seus autores, esta descoberta, que foi apresentada nesta quinta-feira na reunião anual da Associação Americana para o Avanço das Ciências (AAAS), foi inesperada, já que os processos químicos e biológicos de um organismo se desaceleram normalmente em 50% por cada 10 graus de redução da temperatura corporal.
No entanto, segundo o estudo, que foi publicado nesta semana na revista "Science", a temperatura corporal destes ursos diminuiu só cinco ou seis graus e seu metabolismo se desacelerou em 75% em comparação com sua atividade normal.
Durante o período de hibernação, os ursos passam de cinco a sete meses sem comer, beber, urinar ou defecar.
Neste período, esses animais respiram apenas uma ou duas vezes por minuto e seu coração se desacelera entre as respirações.
Além disso, os cientistas descobriram que a atividade metabólica dos ursos continuou em níveis mais baixos várias semanas após o fim da hibernação.
Esta descoberta levou os pesquisadores a pensar que isso poderia ser útil para os humanos no futuro e eles constataram que a aplicação dos mecanismos de supressão metabólica em situações de emergência poderia salvar vidas.
"Uma rápida redução da atividade metabólica das vítimas de um derrame cerebral ou de um ataque cardíaco poderia deixar o paciente em um estado estável e protegido, o que daria aos médicos mais tempo para tratá-lo", revelou um dos pesquisadores.
A descoberta também poderia ser útil para uma longa viagem espacial, pois, se o corpo humano pudesse alcançar este tipo de hibernação, a viagem a um planeta distante ou a um asteroide poderia ser mais suportável para os astronautas.

Produtor quer criar game que revive a história da Revolução Iraniana

'1979: The Game' está em desenvolvimento por ex-produtor de 'GTA'.
Game tenta mostrar os dois lados da história, conta o desenvolvedor.


'1979: The Game' (Foto: Divulgação)'1979: The Game' (Foto: Divulgação)
Um ex-escritor e diretor da produtora Rockstar Games, Navid Khonsari,que trabalhou no jogo "Grand Theft Auto III", está desenvolvendo um game sobre a história da Revolução Iraniana. "1979: The Game" está em fase inicial de produção, de acordo com seu criador e contará a história do evento por meio de "oito ou dez personagens".
O game ainda não tem data de lançamento nem plataformas definidas, mas está sendo feito no estúdio Ink Stories, do próprio Khonsari, em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com reportagem do o programa de TV "Russian Today", Khonsari afirma que com esta quantidade de personagens, o jogo pode oferecer visões diferentes sobre o conflito histórico que tomou conta do Irã até a intervenção norte-americana. "Inicialmente, você começa como um americano que trabalha no departamento de Estado com traduções e deve libertar os reféns dos EUA", afirma.
O produtor disse que pretende usar elementos da História para deixar o enredo mais realista, com a relação dos EUA com Saddam Hussein  para tentar tomar o Irã. A intenção de Khonsari não é ser polêmico. Segundo ele, "o objetivo é encorajar um diálogo entre as nações, uma conversa social entre as pessoas que jogarem o game". "As coisas não são tão exatas quando se vê apenas o lado da vítima. É preciso ver os dois lados", disse.

Celular que permite mudar a voz durante a ligação chega por R$ 300

'Mirage Smart' vem com TV analógica e acesso às redes sociais.
Aparelho também suporta dois chips e conta com bluetooth e câmera digital.


Celular Multilaser Mirage Smart (Foto: Divulgação)Celular Multilaser Mirage Smart (Foto: Divulgação)
A Multilaser, fornecedora de produtos eletrônicos, lançou em fevereiro o Mirage Smart, um celular completo que reúne as características mais valorizadas atualmente no mercado, como suporte a dois SIM Cards (chips) e operação quad-band.
O aparelho tem acesso rápido às redes sociais (como Facebook, Twitter e MSN), teclado tipo Qwerty (mesma disposição de teclas dos computadores), TV, Bluetooth, câmera digital e capacidade para filmar.
Disponível em duas opções de cores - preto com detalhes em vermelho, e branco - o lançamento também oferece entretenimento completo: pode ser utilizado para assistir vídeos, TV analógica e ainda ouvir rádio FM ou músicas MP3 sem a necessidade de fone de ouvido, já que o celular possui alto-falante externo.

Outros atrativos são a tecnologia bluetooth, para compartilhar dados sem o uso de fios, e a função Magic Voice, que permite diferentes configurações de timbre da voz para serem usadas durante a ligação: femininas, masculinas, infantil, entre outras.
Homologado pela Anatel, o Mirage Smart vem desbloqueado, podendo receber dois chips telefônicos de qualquer operadora. Quadriband, funciona nas quatro frequências mais utilizadas do GSM atualmente.

O aparelho tem display LCD de 2” e capacidade para receber cartão micro SD de até 2 GB para armazenar arquivos de músicas ou imagens. Oferece ainda as seguintes funções práticas: calculadora, gravador de voz, envio de mensagens SMS e MMS, relógio mundial e alarme/despertador.

O aparelho da Multilaser vem em embalagem com manual em português, guia rápido de instruções, fone de ouvido, cabo USB para uso no computador, além de carregador e bateria - ambos também homologados pela Anatel. O lançamento chega ao mercado com o preço médio sugerido para o consumidor final de R$ 299,00 (valor válido até o final de março de 2011).
 

YouTube oferece milhões a famosos para produzirem conteúdo, diz site

Google está realizando uma oferta para atrair os talentos de Hollywood.
Movimento visa melhorar a qualidade dos vídeos.


Problemas com a execução de vídeos com audio no YouTube (Foto: Divulgação)YouTube procura celebridades para melhorar
conteudo dos vídeos (Foto: Divulgação)
Em um movimento destinado a melhorar a qualidade do conteúdo do YouTube, o Google está realizando uma oferta para atrair os talentos de Hollywood.
O vice-presidente de produtos do Google, Salar Kamangar, está expandindo a iniciativa do site de criar parceria com artistas ao fazer das marcas uma oferta empresarial.
Em troca da criação de um canal no YouTube com a marca do artista, com a produção de conteúdo original em vídeo de até 3 minutos, a celebridade poderia deter a propriedade do conteúdo do canal. O YouTube, por sua vez, receberia o seu investimento de volta por meio da receita publicitária.
“Ao oferecer uma gama maior de conteúdo de melhor qualidade, os usuários ficariam mais felizes, os anunciantes do Google também ficariam felizes, e os artistas idem”, disse uma fonte próxima à revista Vulture, uma publicação da New York Magazine.
Essa fonte ainda informou que a oferta seria de até US$ 5 milhões por canal de cada celebridade e, nesse valor, já estariam incluídos os custos com a produção e o cachê do famoso.
Contatada pelo G1, a assessoria do Google Brasil disse que "não comenta rumores ou expeculações".

Programa faz tablet reconhecer letra escrita por usuário

Software transforma máquina em caderno eletrônico.
MyScrip está em desenvolvimento para Android, e terá versão para iPad.


Sistema reconhece texto inserido por caneta especial (Foto: Divulgação)Sistema reconhece texto inserido por
caneta especial (Foto: Divulgação)
O papel ainda tem, pelo menos até agora, uma vantagem em relação aos modernos computadores no formato tablet: é possível escrever da maneira tradicional, com lápis ou caneta, sem precisar se adaptar a um teclado.
A francesa Vision Objects quer mudar esta regra. Especializada em programas de reconhecimento de letra cursiva, a empresa está desenvolvendo um software capaz de transformar palavras escritas à mão sobre a tela de tablets com Android em texto digitado.
saiba mais
Uma versão para iPad também está nos planos. Já há diversos modelos de canetas específicas para desenhar sobre a tela destes aparelhos, e que poderão ser usadas com o programa da Vision Objects, batizado de MyScript.
A ferramenta ainda não é perfeita, e tem dificuldade para identificar algumas palavras, dependendo da maneira de escrever do usuário. A empresa afirma que, com o tempo, o MyScript passa a identificar melhor a escrita do usuário.
O MyScript é compatível com 30 línguas, incluindo o português.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nokia lança o E5, smartphone para uso profissional por R$ 800

Com suporte a 'Mail for Echange' e 'Lotus Notes', foco é usuário corporativo.
Aparelho conta ainda com Wi-Fi, 3G e teclado Qwerty.


Smartphone Nokia E5 tem foco no público profissional (Foto: Divulgação)Smartphone Nokia E5 tem foco no
uso profissional (Foto: Divulgação)
A Nokia, lançou nesta quarta-feira (16) no mercado brasileiro o mais novo smartphone da linha Nokia Eseries, o Nokia E5. Assim como os demais integrantes da família, o aparelho traz teclado QWERTY completo e uma série de funcionalidades que privilegia o uso profissional.
Entre suas principais características, destaca-se o suporte a Mail for Exchange e Lotus Notes Traveler, o que o torna compatível com a vasta maioria dos e-mails corporativos. Além disso, traz licença do Quickoffice, que permite leitura, edição e criação de documentos do Microsoft Word, Excel e Powerpoint.
O Nokia E5 inclui ainda o Nokia Messaging, o que possibilita a utilização de até 10 contas de e-mail, com configuração simplificada para os principais provedores, como Yahoo!, Gmail e Windows Live Hotmail; integração às redes sociais como facebook, Twitter, MySpace e Orkut, e compatibilidade com comunicadores instantâneos, incluindo Windows Live Messenger, Google Talk, Yahoo Messenger e Microsoft Communicator.
Entretenimento
Como ninguém usa o smartphone apenas no trabalho, o Nokia E5 também inclui características multimídia, como câmera fotográfica de 5 megapixels (com flash) com capacidade de gravação de vídeos, GPS integrado com acesso ao Ovi Mapas com navegação por voz gratuita para motoristas e pedestres e acesso aos aplicativos disponíveis na Ovi Loja. O produto acompanha um cartão microSD de 2 GB, podendo receber cartões de até 32 GB.
Assim como os demais aparelhos da série E, é possível configurar duas opções de telas iniciais (pessoal ou trabalho) e alternar entre elas. Além disso, as telas iniciais podem ser personalizadas com os widgets dos serviços e aplicativos prediletos e também com os contatos favoritos.
O novo aparelho chega ao mercado brasileiro em fevereiro, nas opções de cores preta ou branca, pelo preço sugerido de R$ 799, desbloqueado.
 

Sony pede para que gamers não façam o desbloqueio do PlayStation 3

Consoles destravados terão acesso bloqueado à rede PSN.
Empresa diz para usuários 'legalizarem' seus aparelhos.


PlayStation 3 azul (Foto: Divulgação)PlayStation 3 azul (Foto: Divulgação)
A Sony se manifestou oficialmente nesta quarta-feira (16) sobre o desbloqueio do PlayStation 3, o que permite que o console rode games piratas. Em comunicado, a empresa afirma que irá recorrer à justiça para punir quem utilizar estes métodos que violam os termos de uso do console.
A companhia afirma ainda que irá bloquear permanentemente o acesso à rede on-line PlayStation Network (PSN) dos consoles identificados como desbloqueados. "Quem fizer uso destes programas ilegais disponíveis na internet estará violando as leis internacionais de direitos autorais", diz o comunicado da Sony.
Para evitar ter o console bloqueado, a empresa recomenda que o usuário remova todos os dispositivos e programas que destravam o console e delete os games piratas.

'Eles testaram a força do Twitter', diz diretor de colégio que sofreu protesto

Para Chico Sedrez, movimento de alunos na rede social é legítimo.
Estudantes de escola protestaram no Twitter contra preços de cantina.


Alunos protestam no Twitter contra aumento dos preços de cantina (Foto: Reprodução)O tópico #abaixoacalu era um dos termos mais
comentados nesta quarta-feira (Foto: Reprodução)
Um protesto contra o aumento nos preços dos alimentos em uma cantina de um colégio em São Paulo tomou proporções nacionais graças ao Twitter. Na terça-feira (15) à noite, alunos do Colégio Marista Arquidiocesano, na zona sul da capital paulista, começaram uma manifestação ao espalhar pelo microblog o tópico #abaixoacalu.
“Desde o primeiro dia de aula, ficamos indignados com os altos preços da cantina”, explicou Gabriela Meyer Torres, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio. A Cantina Calu é terceirizada pela escola há cerca de 14 anos.
Nesta quarta-feira (16) pela manhã, o tópico apareceu na terceira posição entre os termos mais comentados no Twitter no Brasil, o que chamou a atenção de usuários de fora do colégio. "Não imaginávamos que uma rede social traria tanta repercussão”, disse a aluna Paula Ragazzi Pauli. Segundo ela, a intenção dos jovens era fazer um protesto silencioso. "Eles testaram a força das redes sociais e viram que dá certo”, disse Chico Sedrez, diretor educacional do Colégio Arquidiocesano.
Como parte da manifestação, os alunos levaram lanche de casa nesta quarta-feira (16) para que a cantina ficasse vazia na hora do intervalo. "Os preços, que já eram caros em 2010, ficaram ainda 'piores'. O pão de queijo está muito caro. Hoje, ele é vendido a R$ 2,30. Se eu vou em uma padaria, eu consigo comprar por R$ 1", disse Beatriz Falcão, de 15 anos.
"As pichações que víamos nos banheiros estão migrando para as redes sociais"
Chico Sedrez, diretor do Colégio Arquidiocesano
“O universo de comparação deles são botecos. Mesmo assim, acredito que o movimento é legítimo”, disse Sedrez. Ele contou que a cantina praticou o aumento da inflação sofrido pelos alimentos. "No entanto, pedimos para que eles checassem a planilha de preços para ver se não há nenhuma discrepância”, completou.
O diretor afirmou que as pichações feitas antigamente nos banheiros dos colégios estão migrando para as redes sociais. “Mas tanto a pichação como o Twitter exigem que a gente tenha consciência das consequências", disse Sedrez.
Para ele, esse episódio servirá para que o colégio e as famílias aprendam a lidar com as redes sociais. "Hoje, uma aluna me disse que não podemos esquecer do direito de expressão. Porém, temos que nos expressar com responsabilidade, e é isso que vamos tentar passar para eles agora", completou.
O G1 entrou em contato com a Cantina Calu, que não quis divulgar nenhuma declaração sobre o caso.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PS3 Hack desbloqueia troféus

Caso tenham acompanhado as notícias nos últimos dias, então sabem que a PS3 já foi desbloqueada, permitindo agora que seja feito Homebrew na mesma. Como é óbvio, alguns vão usar isto para fazer programas úteis, outros para explorar falhas.

Já existiam suspeitas de que a utilização de Homebrew ia possibilitar a existência de Hacks para ganhar troféus mais depressa, e tal não tardou em acontecer.
Segundo o site MCV, um utilizador de um fórum de Hacking da PS3, postou a seguinte mensagem.
“Acabei de tentar com o Buzz Quiz TV (EU) em disco original. Joguei um bocado e saí depois. Os troféus estão agora a 100%, antes tinha 70%.”

Verdade ou mentira, ainda vai demorar algum tempo para saber. De qualquer forma, não existe propriamente vantagem em desbloquear todos os troféus, além do mérito pessoal. Acham que isto pode ser um problema grave? Deixem as vossas opiniões em baixo.

'Celular-PlayStation' da Sony chega ao mercado em março

 

Xperia Play tem 'joystick' integrado e vai rodar games tradicionais.
Empresa apresentou ainda novo top de linha Xperia Pro, com teclado.


Celular-PlayStation, com joystick e games clássicos (Foto: Manu Fernandez / AP)Celular-PlayStation, com joystick e games clássicos (Foto: Manu Fernandez / AP)
A Sony Ericsson revelou oficialmente neste domingo em Barcelona o Xperia Play, apelidado antes do lançamento de "PlayStation Phone". Imagens do aparelho já vinham sendo divulgadas há meses, embora a fabricante tenha demorado para confirmar o lançamento de um telefone celular voltado para jogos. O "celular-PlayStation" chega em março aos mercados dos EUA e Europa, ainda sem preço definido.
O aparelho será o primeiro smartphone compatível com a nova plataforma de jogos da Sony para celulares. Batizada de "PlayStation Suite", trata-se de uma loja virtual com games de PlayStation 1, 2 e títulos criados especificamente para aparelhos móveis. O plano da Sony é fazer com que mais aparelhos sejam capazes de comprar e rodar estes jogos.
O formato é o de um celular com teclado deslizante. Mas, no lugar das teclas para digitar mensagens, estão o controle direcional, os quatro botões com as formas geométricas tradicionais de todo joystick de PlayStation, e os comandos "select" e "pause".
O Xperia Play conta com tela de 4 polegadas com resolução de 854x480 pixels, tela multitouch de cristal líquido e processador Snapdragon de 1 GHz. Segundo a Sony, o aparelho é capaz de exibir 60 quadros por segundo, mesmo em jogos com necessidades de processamento mais exigentes.
Xperia Pro tem teclado embutido e roda Android 2.3 (Foto: Divulgação)Xperia Pro tem teclado embutido e roda Android
2.3 (Foto: Divulgação)
O sistema operacional é o Android 2.3 (Gingerbread), o último lançado pelo Google para telefones celulares - a versão 3.0, Honeycomb, é voltada para computadores em formato tablet. O Xperia Play tem ainda câmera de 5 megapixel com flash e bateria capaz de garantir mais de 5 horas de jogatina, de acordo com a Sony.
A empresa apresentou ainda o Xperia Pro, com teclado deslizante, processador Snapdragon fde 1 GHz e câmera traseira de 8 MP e frontal de 2 MP. Trata-se do novo top de linha da empresa para o mercado de smartphones, posto atualmente ocupado pelo Xperia X10.

Fabricante NEC lança tablet com tela sensível ao toque e teclado físico

'LifeTouch Note' roda o sistema operacional Android.
Aparelho pesa 700 gramas e deve concorrer com o iPad.


A companhia japonesa NEC anunciou nesta terça-feira (15) um tablet com tela sensível ao toque de 7 polegadas e que possui um teclado físico para ser usado, também, como computador portátil. Baseado no sistema operacional Android 2.2 (Froyo), do Google, o aparelho foi lançado para concorrer no mercado liderado pelo iPad, da Apple.
NEC lança tablet com tela sensível ao toque e teclado físico (Foto: Toru Yamanaka/AFP)Tablet da NEC tem teclado físico para ser usado como computador portátil. (Foto: Toru Yamanaka/AFP)
O tablet da NEC, chamado de "LifeTouch Note", pesa 700 gramas e chega ao mercado japonês em 10 de março. Em três modelos, o aparelho vai custar a partir de 40 mil ienes (360 euros), e sua bateria deve durar nove horas quando for utilizado conectado à internet.
O objetivo do NEC, o primeiro fabricante de computadores pessoais do Japão, é comercializar 100 mil unidades do tablet no primeiro ano. Até agora, os fabricantes japoneses foram lentos na adesão ao mercado dos tablets. Por enquanto, só Toshiba e Sharp apostam em novos dispositivos para concorrer com o iPad, que domina 75% do mercado.

HTC lança tablet que 'lê' letra de dono e celulares com botão Facebook

Modelos Salsa e ChaCha, com Android, são integrados a rede social.
Tablet pode ser usado com toque dos dedos ou caneta especial.


HTC Salsa e HTC ChaCha, com teclado, acessam Facebook por botão dedicado (Foto: Divulgação)HTC Salsa e HTC ChaCha, com teclado, acessam Facebook por botão dedicado (Foto: Divulgação)
A HTC, fabricante chinesa de smartphones, apresentou nesta terça-feira (15) em Barcelona seu primeiro tablet, o HTC Flyer, e dois modelos de celulares com botão de acesso direto ao Facebook.
Os celulares são os primeiros a terem uma função exclusiva para integração com a maior rede social do mundo, que já conta com mais de 500 milhões de usuários cadastrados. Mas nenhum deles é o chamado "Facebook Phone", já que os aparelhos rodam o sistema operacional Android, do Google, mais especificamente a versão 2.3.3 (Gingerbread).
O botão funciona de acordo com a situação: após tirar uma foto, por exemplo, o usuário pode apertá-lo para publicar a imagem automaticamente no Facebook. Quando está usando o aparelho para ouvir música, basta usar o botão para enviar, para sua linha do tempo, o nome da canção. É possível também usar a tecla para compartilhar endereços de sites, fazer "check-in" em uma localização e enviar mensagens.
O HTC ChaCha tem teclado físico QWERTY, tela de 2,6 polegadas e duas câmeras – uma traseira com 5 MP e flash, e uma frontal, com resolução 640x480, para videochamadas. O Salsa, sem o teclado, tem uma tela maior, de 3,4 polegadas.
Os aparelhos chegam aos mercados asiático e europeu entre abril e junho de 2011, e aos Estados Unidos no 2º semestre. Ainda não há lançamento previsto para o mercado brasileiro.
Letra de mãoA fabricante mostrou ainda o HTC Flyer, seu primeiro tablet, que tem lançamento mundial previsto para o segundo trimestre. As duas principais características são a possibilidade de inserir texto com escrita cursiva, utilizando uma caneta especial, e uma parceria com o serviço americano OnLive, que permitirá jogar games armazenados na nuvem, sem a necessidade de instalação e com gráficos melhores, sem se preocupar com os limites de processamento do hardware.
HTC Tablet (Foto: Divulgação)Tablet da HTC, mostrado no MWC de Barcelona
nesta terça-feira (Foto: Divulgação)
O Flyer tem tela menor que de seus concorrentes, de 7 polegadas, processador de 1,5 GHz, e acesso a rede 3G de alta velocidade. O aparelho promete ainda rodar vídeos e animações em Flash, algo que poucos aparelhos portáteis fazem.
Para inserir dados, além do teclado virtual, é possível utilizar uma caneta especial e escrever normalmente sobre a tela. O aparelho depois converte a letra cursiva em caracteres. A HTC afirma que a tecnologia é capaz de se adaptar à letra do usuário. Também é possível tomar notas e simultaneamente gravar o som de uma palestra, por exemplo. Posteriormente, ao tocar com a caneta em um trecho do texto, o aparelho começa a reproduzir a gravação do momento exato em que o usuário tomou a nota.
A decepção ficou por conta do sistema operacional escolhido pela HTC. O aparelho vai rodar uma versão adaptada do Android 2.3, conhecido como Gingerbread, e não o novo sistema do Google feito especificamente para tablets, o Honeycomb.

Twitter deve funcionar como 'água encanada' em celulares, diz presidente

Em palestra na MWC, Dick Costolo pediu mais integração com aparelhos.
Presidente também negou boatos de venda para Facebook e Google.


Costolo, presidente do Twitter, durante palestra em Barcelona (Foto: AFP)Costolo, presidente do Twitter, durante palestra no
Mobile World Congress, em Barcelona (Foto: AFP)
O Twitter precisa funcionar da mesma forma em todos os telefones celulares, seja ele um smartphone de última geração ou um aparelho simples, capaz de enviar apenas mensagens de texto. A encomenda feita pelo CEO do Twitter, Dick Costolo, em palestra durante o Mobile World Congress, veio com uma comparação: "nossa rede social precisa funcionar como água encanada, que flui da mesma forma na cozinha e no banheiro. Instantaneamente útil e simples."
Costolo afirmou que praticamente todos os telefones celulares vendidos nos últimos anos são capazes de enviar e receber mensagens para o site de microblog, mas a experiência para o usuário é diferente em cada plataforma. "Isso precisa mudar, e vamos trabalhar para isso", afirmou Costolo, que assumiu o posto de presidente da empresa de San Francisco, na Califórnia, após a saída do fundador Evan Williams em outubro de 2010.
O ex-diretor de operações do Twitter disse que vai aproveitar o MWC, evento que reúne boa parte das indústrias ligadas à telefonia celular no mundo, para se reunir com operadoras e fabricantes de celular em busca de uma forma de integrar a rede social mais profundamente nos aparelhos. A ideia é criar uma "experiência uniforme" desde a fase de cadastramento e login no site até o envio e recebimento de mensagens, além de utilizar melhor funções presentes em alguns aparelhos, como câmeras de foto e vídeo.
saiba mais
    No momento, segundo Costolo, 40% das mensagens publicadas no microblog se originam de telefones celulares, número que deve crescer nos próximos anos. Mais da metade dos usuários da rede utilizam o Twitter em mais de uma plataforma, ou seja, em celulares e computadores.
    Costolo aproveitou ainda para classificar como "boatos" as informações sobre uma negociação de compra da empresa por rivais como Google e Facebook. Segundo reportagem publicada no jornal americano "The Wall Street Journal", as duas gigantes da internet estariam analisando a compra do Twitter por valor próximo a US$ 10 bilhões.
    "Não sei de onde saem estas histórias, é apenas um rumor. Toda hora escrevem histórias assim", afirmou. Costolo chegou a questionar a capacidade financeira do Google para comprar uma empresa de US$ 10 bilhões.

    Saiba como definir permissões de uso no Windows 7

    Recurso 'Controle dos pais' restringe acesso a sites e programas.
    Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.


    Acompanhar o que as crianças estão fazendo no computador é uma tarefa indispensável para os seus responsáveis. Tal procedimento pode evitar problemas, desde o uso excessivo do PC ou até mesmo o bloqueio do acesso a conteúdo impróprio. Não seria ótimo poder definir automaticamente a periodicidade em que as crianças poderão usar o computador, registrar todos os sites que eles visitarem ou os programas que foram executados?
    Nessa coluna irei apresentar como usar um recurso do Windows 7 que auxilia na definição de regras de acesso ao PC, execução de programas e determinados games, restrição a navegação em sites de conteúdo impróprio e até mesmo a troca de mensagens com determinados contados no MSN. Através do recurso chamado “Controle dos Pais” também será possível acessar um relatório em que são listadas todas as atividades realizadas no computador.
    Definindo os usuáriosPara que o Controle dos Pais possa ser habilitado e configurado para monitorar os usuários do PC é necessário que esses usuários tenham sido definidos previamente. Caso você tenha possua apenas um usuário Administrador, será preciso cadastrar os outros usuários que poderão acessar o PC, porém com permissões reduzidas. Para criar novos usuários, clique em Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou remover contas de usuário > Criar uma nova conta.
    Criando uma nova conta de usuário para que possa ser monitorada pelo Windows (Foto: Reprodução)Criando uma nova conta de usuário para que possa ser monitorada pelo Windows (Foto: Reprodução)
    Será preciso informar o novo usuário: a permissão que deve ser concedida é a de “Usuário padrão”. É necessário que os usuários adicionais estejam como “Usuário padrão” devido ao fato de que o Controle dos Pais só consegue atuar para usuários com esse nível de acesso. Se preferir, para esse usuário pode permanecer sem senha.
    Configurando o Controle dos PaisCom os usuários que irão usar o PC devidamente criados, é preciso configurar o Controle dos Pais para que o recurso passe a gerenciar o acesso. Para habilitar o serviço para um usuário específico, clique sobre a imagem correspondente ao perfil que passará a ser monitorado. Localize a opção “Configurar Controle dos Pais” e clique sobre o link.
    Habilitando o Controle dos Pais para o usuário selecionado (Foto: Reprodução)Habilitando o Controle dos Pais para o usuário selecionado (Foto: Reprodução)
    Ao atribuir ao usuário que o mesmo será monitorado pelo sistema, também é necessário definir qual será o usuário que possuíram privilégios de alterar as permissões, revogar acessos e visualizar o relatório de atividades.
    Selecionando a conta de usuário que será monitorada pelo Windows através do Controle dos Pais (Foto: Reprodução)Selecionando a conta de usuário que será monitorada pelo Windows através do Controle dos Pais (Foto: Reprodução)
    O Windows Live ID do administrador deverá ser informado, o acesso as configurações do Controle dos Pais ficará disponível para o ID definido na etapa descrita conforme a figura abaixo.
    Definindo qual será o usuário com privilégios de administrador (Foto: Reprodução)Definindo qual será o usuário com privilégios de administrador (Foto: Reprodução)
    Na página inicial do “Controle dos Pais” ficam disponíveis todas as funcionalidades que o serviço oferece. As definições de restrições, ou até mesmo a desabilitação de alguma modalidade de bloqueio, só poderá ser feita pelo usuário administrador.
    Página inicial do painel de controle (Foto: Reprodução)Página inicial do painel de controle (Foto: Reprodução)
    Caso existam mais usuários “padrão”, todos eles serão exibidos na página de administração, assim como as permissões que lhe foram concedidas.
    Definindo os dias e horários que o PC poderá ser usado
    Entre as funcionalidades do serviço de Controle dos Pais, se destaca a que permite definir uma grade de dias da semana e horários que o PC poderá ser usado por um determinado usuário. Para marcar os dias e horários em que o computador estará disponível, basta clicar sobre o retângulo correspondente ao dia e horário de acordo com a sua preferência. Quando marcado em azul, significará que nesse dia e horário o computador estará bloqueado.
    Grade de permissões de acesso ao PC (Foto: Reprodução)Grade de permissões de acesso ao PC (Foto: Reprodução)
    Esse recurso é útil em situações que os pais possam contar com a garantia de que o PC não será usado em horários sem autorização.
    Grade de permissões de acesso ao PC (Foto: Reprodução)Grade de permissões de acesso ao PC (Foto: Reprodução)
    Todos os acessos ao PC serão registradas e disponíveis no relatório de atividades. Inclusive as tentativas sem sucesso.
    Relatório de atividades realizadas no PC (Foto: Reprodução)Relatório de atividades realizadas no PC (Foto: Reprodução)
    Se houver a necessidade de restringir que um determinado programa ou game seja executado, também é possível realizar o bloqueio, conforme a escolha do administrador.
    Relação de programas instalados no PC que podem ser liberados ou não ao usuário (Foto: Reprodução)Relação de programas instalados no PC que podem ser liberados ou não ao usuário (Foto: Reprodução)
    Para que algum dos programas instalados seja bloqueado, bastará selecioná-lo clicando na caixa de seleção. Já os games possuem uma classificação prévia, que irá variar de acordo com a faixa etária. Através dessa funcionalidade é possível bloquear que o usuário tenha acesso a games que não são apropriados para a sua idade. Ou em medidas extremas, poderá ser bloqueada a execução de qualquer game que esteja instalado no PC.
    Classificação de games que podem ser autorizados ao usuário (Foto: Reprodução)Classificação de games que podem ser autorizados ao usuário (Foto: Reprodução)
    Uma dica para evitar que a proteção oferecida pelo Windows possa ser burlada é deixar a sequência de inicialização do PC em que apenas o HD seja procurado pelo processo de boot. Com isso não seria possível iniciar o PC usando um pen drive com um sistema operacional instalado ou então através de um um Live CD. Essa configuração é definida na BIOS, a qual também se recomenda que esteja protegida por senha.
    Conhecer e usufruir de todos os recursos que o sistema operacional é uma decisão que poupa tempo, e em muitos casos permite que o PC seja um aliado na educação das crianças. Vale salientar que, além de recorrer aos recursos descritos na coluna, os pais devem procurar estar informados sobre os riscos que infelizmente as crianças e adolescentes ficam expostos enquanto navegam na internet. Mas também é necessário sempre buscar o diálogo sobre o assunto, além de adotar o uso de uma ferramenta de controle.


    * Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

    segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

    PlayStation 2 vende mais de 150 milhões de unidades no mundo

    Console teve mais de 10 mil títulos lançados; 1,52 bilhão vendidos.
    Videogame foi o primeiro a usar DVD como mídia.


    PlayStation 2 (Foto: Divulgação)PlayStation 2 (Foto: Divulgação)
    Com quase 11 anos de vida, o PlayStation 2 alcançou 150 milhões de unidades vendidas em todo o planeta desde o seu lançamento em 2000 no Japão. O número é referente às vendas até dezembro de 2010.
    O videogame foi o primeiro a usar o DVD como formato para jogos e, por conta disso, ser compatível com filmes no formato, ajudou a popularizar o formato. Teve em seu catálogo de games grandes títulos como as duas edições de "Metal Gear Solid", "Grand Theft Auto: San Andreas" e "Gran Turismo 3". A Sony afirma que lançou 10 mil jogos para o aparelho e que foram vendidos 1,52 bilhão de games em todo o planeta.
    O PlayStation 2 chegou oficialmente ao Brasil no dia 15 de outubro de 2009 e a Sony Brasil o vende por R$ 700.

    Steam controla 70% da distribuição digital de games, diz revista

    Serviço fica atrás apenas de gigantes como Microsoft, Sony e Nintendo.
    Publicação diz que Valve é mais rentável que Google e Apple.


    Steam oferece uma grande variedade de jogos para PC e Mac. (Foto: Reprodução)Steam oferece uma grande variedade de jogos
    para PC e Mac. (Foto: Reprodução)
    Uma reportagem da revista Forbes afirma que o serviço de distribuição digital de games para PC e Mac Steam, da produtora de jogos Valve, possui entre 50% e 70 do mercado de computadores. O valor avaliado pelo sistema de Gabe Newell está estimado entre US$ 2 e US$ 4 bilhões, ficando atrás apenas de Sony, Microsoft e Nintendo.
    Além do Steam, a Valve é conhecida por games da série "Half-Life", Left 4 Dead" e "Portal". Seu próximo game é "Portal 2" que chega em abril para o Xbox 360, PC e PlayStaion 3.
    A revista afirma, ainda, que a empresa, que possui 250 funcionários, é mais rentável do que gigantes como Apple e Google, que apresentam milhares de funcionários. Apesar de a empresa não divulgar relatórios financeiros, Newell disse que a Valve foi extremamente rentável e espera um crescimento de 200% ao fim deste ano fiscal. A companhia nunca buscou financiamento externo.

    LG aposta no 3D com celular 'sem óculos' e tablet com câmera dupla

    'Optimus 3D' e 'Optimus Pad' chegam ao mercado ainda no 1º semestre.
    G1 testou as duas novidades, apresentadas em feira em Barcelona.


    Novo tablet da LG, com tela de 8,9 polegadas (Foto: Divulgação)Novo tablet da LG, com tela de 8,9
    polegadas (Foto: Divulgação)
    A LG apresentou nesta segunda-feira (14) em Barcelona, durante o Mobile World Congress, o telefone celular Optimus 3D, capaz de exibir imagens tridimensionais sem a necessidade de óculos especiais, e o Optimus Pad, primeiro tablet da companhia. Assim como o Optimus 3D, o computador portátil tem duas câmeras na parte de trás, que capturam a mesma imagem de dois ângulos diferentes, permitindo a gravação de imagens 3D.
    Os dois aparelhos rodam sistema operacional Android, do Google, e chegam ao mercado europeu entre abril e maio, ainda sem preços definidos.
    O Optimus Pad tem tela de 8,9 polegadas, tamanho que, segundo as pesquisas da empresa coreana, oferece o melhor equilíbrio entre portabilidade e facilidade de uso. "Alguns de nossos concorrentes são grandes demais, e muito pesados", disse o diretor de marketing da LG europeia, Daniel Hernandez, enquanto o telão mostrava imagens de um usuário tendo dificuldades para digitar em um iPad, da Apple.
    O processador Nvidia de dois núcleos facilita o uso de mais de um aplicativo simultaneamente, e dá ao Optimus Pad poder para processar as imagens geradas por suas duas câmeras traseiras, ambas de 5 MP, e combiná-las em um único vídeo 3D. No breve teste realizado pelo G1, foi possível notar a velocidade na troca entre programas diferentes, função que é estimulada pelo uso do sistema operacional Android 3.0, criado especificamente para aproveitar o maior espaço de tela dos tablets na comparação com os smartphones.
    Duas câmeras gravam ao mesmo tempo. Resultado final é imagem em 3D (Foto: Leopoldo Godoy/G1)Duas câmeras gravam ao mesmo tempo.
    Resultado final é imagem em 3D
    (Foto: Leopoldo Godoy/G1)
    O G1 também teve a oportunidade de testar o Optimus 3D por alguns minutos. A exibição em 3D ainda parece bastante instável: e em alguns momentos, é possível ter a sensação de que a imagem salta da tela, mas em outros, a sensação é de que está se vendo algo borrado, fora de foco.
    Dependendo do ângulo de visão, não é possível perceber o efeito, o que diminui a flexibilidade de uso da função. Ver, ao lado de um amigo, o filme recém gravado? Impossível, a não ser que se use a saída HDMI para exibir as imagens em um televisor compatível com tecnologia 3D. Mas aí já é necessário usar óculos, o que tira um pouco da graça da brincadeira.
    A tela tridimensional é o principal chamariz do telefone, mas o Optimus 3D, de acordo com a LG, inova também no poder de processamento. O chip OMAP4 tem dois núcleos, e opera com dois canais entre o processador e a memória, o que permite, por exemplo, gravar e exibir vídeos 3D em alta resolução simultaneamente. É um dos celulares com Android mais poderosos da geração atual.
    Presidente coloca LG na 'guerra' contra iPad (Foto: Leopoldo Godoy/G1)Presidente coloca LG na 'guerra' contra iPad
    (Foto: Leopoldo Godoy/G1)
    Se os dois aparelhos não deixaram claro que a LG acredita que o 3D vai, enfim, cair no gosto do consumidor, o presidente Jong-Seok Park subiu ao palco para afirmar que a empresa aposta no tridimensional como uma das principais tendências de 2011.
    A companhia anunciou ainda uma aliança estratégica com o YouTube para facilitar a publicação de vídeos tridimensionais. "O 3D precisa de um empurrão na direção certa, e estamos fazendo isso", afirmou Hernandez.

    domingo, 13 de fevereiro de 2011

    PS3 Hack desbloqueia troféus

    Caso tenham acompanhado as notícias nos últimos dias, então sabem que a PS3 já foi desbloqueada, permitindo agora que seja feito Homebrew na mesma. Como é óbvio, alguns vão usar isto para fazer programas úteis, outros para explorar falhas.

    Já existiam suspeitas de que a utilização de Homebrew ia possibilitar a existência de Hacks para ganhar troféus mais depressa, e tal não tardou em acontecer.
    Segundo o site MCV, um utilizador de um fórum de Hacking da PS3, postou a seguinte mensagem.
    “Acabei de tentar com o Buzz Quiz TV (EU) em disco original. Joguei um bocado e saí depois. Os troféus estão agora a 100%, antes tinha 70%.”

    Verdade ou mentira, ainda vai demorar algum tempo para saber. De qualquer forma, não existe propriamente vantagem em desbloquear todos os troféus, além do mérito pessoal. Acham que isto pode ser um problema grave? Deixem as vossas opiniões em baixo.

    Um pouco mais sobre hacking journalism

    Um pouco mais sobre hacking journalism

    Spam? Vírus? Roubo de dados? Não é alguma coisa por aí que caracteriza um hacker?

    Não.

    São pessoas que inventam, modificam ou recombinam as coisas para conseguir um resultado diferente do originalmente projetado, conforme definido por @PedroValente (gerente de produtos Yahoo! ) – que participou de um debate no #cpbr4 sobre democratização de dados públicos junto com @MarthaGabriel, engenheira doutoranda e autora de livros de marketing digital; @DanielFilho, desenvolvedor e programador destaque do Yahoo Hack Day 2010; e @DanielaBSilva, diretora da Esfera; @MCoutinho, Doutor em Sociologia e diretor do IBOPE Inteligência).
    Ok. E onde entra o jornalismo? No momento em que o material de trabalho passa por informações de interesse público.
    O jornalismo, aliado ao desenvolvimento de softwares para agrupamento de material disponível em bancos de dados abertos, multiplica as possibilidades de análises baseadas em números, quando cruzamos um grande volume de informações. Hmmm… agora sim ficou interessante, não é?

    Embora nosso país seja campeão quando o assunto é legislação e mobilização da população neste sentido (veja o exemplo do @MarcoCivil), extrair dados públicos abertos – muitas vezes disponíveis de um modo que dificulta a sua captação – requer um bom esforço por parte dos desenvolvedores.
    Os volumes são enormes e os dados brutos; ou seja, é preciso ter muito cuidado no cruzamento de informações. O problema é conseguir comparar estatísticamente para revelar uma informação verídica. Infelizmente não há processo ou método de compilação, o que restringe o cruzamento direto de dados de procedências distintas. Sobre isso tudo, Daniel Filho – que é desta praia – disse que dá um trabalho do cão!
    Mais do que captar dados públicos para uso inteligente, é preciso mostrá-los de maneira inteligível, obter a visualização dos dados com interfaces amigáveis e tornar mais fácil a interação (se não, vira código de programação em teclado japonês). Daniel deu o exemplo do pessoal do The New York Times, que cedem as informações deles e criam infográficos com um design muito legal.
    Contra números não há argumentos. E se os dados abertos pertencerem à própria instituição, ao publicar ela estará confirmando a procedência deles. Mas esta também é uma questão de subjetividade. Pelo menos agora podemos olhar as informações e tirar nossas próprias conclusões – algo que não acontecia – ao invés de ter a opção única de acreditar na interpretação de outros.

    Para finalizar o post, mas não a esperança – segundo Daniela Silva, já existem instituições trabalhando na abertura de dados públicos. O Tribunal de Contas dos municípios do Ceará já fornece tais informações de modo completamente aberto. O Governo acaba de relançar um site com dados abertos.  Além disso, há um projeto de lei que está indo para aprovação do senado sobre disponibilização de informações. Oba! ;)

    Projeções de como será a nova S10 da Chevrolet em 2012

    Perspectiva de como seria a nova S10 feita pelo autos segredos, um misto de ágile, nova montana e isuzu
    A nova Chevrolet S10 apesar de estar em avançado desenvolvimento só deverá chegar ao mercado em 2012. O projeto GMi 700 (novas S10 e Blazer) como é chamado internamente, tem várias unidades rodando no campo de provas de Indaiatuba (SP). Entretanto, a maior parte dos protótipos tem o volante do lado direito, uma vez que, o modelo deverá ser produzido e lançado primeiramente na Tailândia. O modelo tailandês terá a inédita versão de cabine estendida. As projeções são de autoria de  João Kleber Amaral do site Garagem do João.

    A nova geração da S10 deverá ser um modelo híbrido, pois, o fabricante usa no desenvolvimento da nova S10 a Isuzu D-Max e a Chevrolet Colorado. Desde outubro, a linha de montagem de São José dos Campos (SP)  já é preparada para a produção da nova geração.
    As carrocerias definitivas já estão prontas para testes de pintura além de servirem para testes de campo (leia-se teste de rodagem), que ocorrem na pista de provas de Indaiatuba. Serão várias as versões da picape: cabine simples, cabine estendida, cabine dupla e SUV (nova Blazer), mas, nem todas estarão disponíveis para o mercado nacional. Somente a cabine dupla e o SUV estarão disponíveis inicialmente no mercado local.
    Na motorização o propulsor 2.4 Flex da S10 será mantido, porém, o diesel será um novo motor desenvolvido pela General Motors, mas, como fabricação MWM.

    Fonte: Autos Segredos

    Produtora divulga edição de colecionador de 'Duke Nukem Forever'

    Pacote chega às lojas dos Estados Unidos no dia 3 de maio.
    Preço oficial não foi divulgado.


    A produtora 2K Game apresentou nesta sexta-feira (11) a edição de colecionador do game de tiro "Duke Nukem Forever", chamada de "Balls of Steel Edition". Ainda sem preço definido, o pacote deve chegar às lojas dos EUA no dia 3 de maio.
    Além do jogo, o pacote especial trará um busto do personagem Duke Nukem, livro com a arte do jogo, cartões postais, adesivo, história em quadrinhos, papercraft do Duke Nukem, fichas de pôquer, baralho e dados do herói.

    O valor do pacote do game, que será lançado para PlayStation 3 , Xbox 360 e PC, não foi divulgado.
    Edição especial do novo Duke Nukem. (Foto: Divulgação)Imagem da edição especial do novo game de  Duke Nukem (Foto: Divulgação)