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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Porsche apresenta edição limitada do 911 com 500 cv de potência Versão comercial do modelo de corrida terá apenas 600 unidades. Vendas na Alemanha começam em julho.



A Porsche apresentou oficialmente nesta quinta-feira (28) a edição limitada do 911 GT3 RS, que será vendida na Europa. A versão comercial do carro de corrida é equipada com motor 4.0 litros, o mais potente da linha, com 500 cv.
porsche 911 gt3 rs (Foto: Divulgação)Porsche 911 GT3 RS 4.0 (Foto: Divulgação)
O motor permite que o esportivo complete uma volta no circuito alemão de Nürburgring em 7min27, acelerando de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e chegando aos 200 km/h em menos de 12s. O conjunto é completado pelo exclusivo câmbio manual esportivo de seis marchas.
Além da potência do motor, a edição conta com suspensão típica dos carros de corrida e pesa apenas 1.360 kg com o tanque cheio, com relação peso X potência inferior a 3 kg/cv.
porsche 911 gt3 rs (Foto: Divulgação)Edição limitada terá apenas 600 unidades (Foto: Divulgação)
No visual, o carro se assemelha bastante ao 911 GT3, com aerofólio largo adaptado, escapamento duplo central e pouca altura em relação ao solo,  mas a edição limitada marca a estreia de aletas laterais de ar na dianteira. Segundo a Porsche, elas fazem maior pressão aerodinâmica sobre o eixo dianteiro, atuando em conjunto com a traseira inclinada para permitir maior equilíbrio. Como resultado, em alta velocidade, as forças aerodinâmicas exercem 190 kg adicionais, empurrando o 911 GT3 RS na estrada.
O interior, minimalista, também é como a versão das pistas. O preto e o vermelho predominam nos bancos e no painel.
porsche 911 gt3 rs (Foto: Divulgação)Interior minimalista da versão comercial também inspirado no carro de corrida (Foto: Divulgação)
Serão produzidas 600 unidades do veículo, que virá apenas na tradicional cor branca. A edição será lançada em julho, na Alemanha, com preço sugerido de 178.596 euros, incluindo impostos locais (o equivalente a R$ 418.450 na cotação desta quinta).
porsche 911 gt3 rs (Foto: Divulgação)Preto e vermelho dominam interior do carro que vem apenas na cor branca (Foto: Divulgação)

Compacto é equipado com motor 1.1 de 68 cv, a gasolina. Chinesa quer concorrer com GM Celta, Fiat Uno e Effa M-100.

Chery lança o QQ a R$ 22,9 mil, o carro mais barato do Brasil


A chinesa Chery lançou nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, o compacto QQ (leia-se que quê), que chega às lojas por R$ 22.990, em uma única versão, tornando-se o carro mais barato do Brasil - ele desbanca o Fiat Uno Mille Economy, que começa em R$ 23.220,00. O objetivo é concorrer diretamente também com o GM Celta (vendido a partir de R$ 26.115,00) e outro chinês, o Effa M100 (R$ 24.980,00, segundo a montadora).
Chery QQ  (Foto: Raul Zito/G1)Chery QQ foi visto pela primeira vez no Salão de SP, em outubro passado (Foto: Raul Zito/G1)
Apresentado no último Salão de SP, em outubro passado, o QQ visa atender à nova classe média, hoje composta pela classe C. "São 90 milhões de brasileiros nesta classe, que é a que a Chery quer atingir", destaca o presidente da Chery no Brasil, Luis Curi. A fabricante pretende vender 12 mil unidades do modelo neste ano.
De fábrica, o modelo vem com ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, airbags, vidros, travas e espelhos com acionamento elétricos, regularem de altura do farol, entre outros itens. "É um carro de entrada que vem todo completo", afirma o executivo.
chery qq (Foto: Divulgação)QQ já está à venda no país (Foto: Divulgação)
O QQ mede 3,55 m de comprimento, 1,49 m de largura, 1,48 m de altura e tem 2,3 m de distância entreeixos. O motor, a gasolina, é 1.1 de 68 cavalos, a 6.000 rpm, e tem 9,1 Kgfm de torque máximo, a 4.000 rpm. A capacidade de carga é de 190 litros, diz a montadora.
O carro terá oito opções de cores e tem garantia de três anos, desde que as revisões sejam feitas nas lojas da rede. A primeira revisão é feita com 2.500 km e sai por R$ 99. A de 10.000 km sai por R$ 149, a de 20.000 km por 199 e a de 40.000 tem preço fixado em R$ 149.
Outros lançamentos
Os esforços em marketing da Chery também se concentram em outros lançamentos para ano, como o Fulwin2 1.5 MT Flexfuel (hatch e sedã), o Tiggo 2.0 AT (automático), o Cielo 1.8 AT, S18 1.3 MT e o S18D 1.3. Os preços de toda a linha variam de R$ 22,9 mil a R$ 50 mil.
No ano passado, a marca chinesa vendeu 7,8 mil unidades no Brasil. A meta para 2011 é vender 25 mil.  Para isso, afirma Curi, a rede de concessionárias será ampliada de 75 para 100 lojas. "No primeiro trimestre, vendemos 3,1 mil carros", diz o presidente. Além disso, a Chery investirá R$ 400 milhões na construção da fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, que começa em julho. Será a primeira da montadora chinesa fora de seu país de origem.
qq bagageiro (Foto: Divulgação)Detalhe do porta-malas do QQ (Foto: Divulgação)


Vendas no exterior puxam alta de 46% no lucro da Hyundai no trimestre Montadora divulgou ganho de US$ 1,74 bilhão de janeiro a março. Número de veículos comercializados cresceu 21% sobre 2010.



hyundai (Foto: Truth Leem/Reuters)Hyundai vendeu mais no exterior e menos na
Coreia do Sul (Foto: Truth Leem/Reuters)
A Hyundai anunciou nesta quinta-feira (28) que fechou o primeiro trimestre com lucro de 1,88 trilhão de wons (US$ 1,74 bilhão), 46,5% maior do que o 1,28 trilhão de wons obtido no mesmo período do ano passado.
As vendas da montadora sul-coreana cresceram 21,4%, na mesma base de comparação, gerando receita de 18,23 trilhões de wons (US$ 16,89 bilhões).
A companhia atribuiu os resultados positivos principalmente às vendas internacionais. Enquanto o número de carros comercializados no mercado externo cresceu 11,6%, o montante vendido internamente caiu 0,8%. O total de vendas foi de 919 mil unidades.
As vendas da afiliada Hyundai Steel atingiram nível recorde, com alta de 75,8%, para 3,55 trilhões de wons. O lucro líquido da empresa cresceu 9,6%, para 258,3 bilhões de wons.
Analistas afirmam que a Hyundai e a Kia, que são menos dependentes de peças produzidas no Japão que outras montadoras globais como a General Motors, devem ficar entre as maiores beneficiárias de uma prolongada escassez de peças japonesas após o desastre que atingiu o Japão em março.
Nesta semana, a Volkswagen, a Porsche e a Ford  também divulgaram alta nos lucros no primeiro semestre do ano. A Mitsubishi anunciou ganho menor na comparação com o mesmo período de 2010, mas lucro triplicado no acumulado do ano fiscal, encerrado em março.

Tornado para produção em fábricas de Mercedes e Toyota nos EUA Mercedes suspendeu turno em Tuscaloosa, no Alabama. Planta da Toyota em Huntsville, no mesmo estado, ficou sem energia.



tornado alabama tuscaloosa eua (Foto: AP)Devastação causada por tornado em Tuscaloosa,
cidade onde a Mercedes tem fábrica (Foto: AP)
A onda de tornados que atinge os Estados Unidos provocou o fechamento temporário de uma das fábricas da Mercedes-Benz, localizada em Tuscaloosa, no Alabama, e da planta da Toyota em Huntsville, no mesmo estado americano, nesta quinta-feira (28).
Com a cidade de Tuscaloosa devastada pelas tempestades, a Mercedes enfrenta problemas no fornecimento de peças para a unidade onde produz os veículos Classe R, M e G. Como a montadora usa o sistema "just in time", em que as peças são descarregadas no momento em que serão utilizadas, foi preciso suspender o primeiro turno na fábrica por volta das 10h15 locais. Segundo a porta-voz Felycia Jerald, o plano é retomar as operações na próxima segunda-feira, contando com a retomada do fornecimento.
Nas instalações da Mercedes não houve grandes danos, informou Felycia. A imprensa local relata que foi afetado o telhado de um edifício auxiliar ao da fábrica, árvores caíram carros dos funcionários e houve problemas no prédio que abriga o fitness center utilizado pelos trabalhadores. Não há relatos de feridos no local.
No Twitter, a Mercedes USA se disse solidária "com todos os afetados pelos tornados em Tuscaloosa e em todo o Sul". O Alabama é o estado mais atingido até agora pelo fenômeno, contabilizando mais de 160 mortes até esta quinta. Em Tuscaloosa ocorreram 36 mortes, segundo relatou o prefeito Walter Maddox, à rede CNN. "Há partes da cidade que não reconheço (...). É um momento trágico para nossa cidade", lamentou.
Toyota
Na planta da Toyota em Huntsville, que fabrica motores para as picapes Tundra e Tacoma, a produção foi interrompida por falta de energia elétrica. A produção da montadora japonesa em toda a América do Norte, bem como em cinco países da Europa, na China e na matriz, já ocorria de forma reduzida desde o terremoto que atingiu o Japão, em março. A montadora sofre com a falta de peças fabricadas no Japão em unidades que foram atingidas pelo tremor.
A Honda e a Hyundai também possuem instalações em regiões atingidas pelos tornados nos EUA, mas não haviam relatado problemas até então.
Mais de 200 mortos
Nos país, o número de mortos passa de 240, dizem as autoridades estaduais. Há mortos em seis estados. De um total de 50 estados, 21 foram afetados por temporais, em uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México, no sul. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam sido registrados desde sexta-feira passada, sendo mais de 130 na quarta.
A onda de tornados está sendo considerada o pior desastre natural a atingir os Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005, enquanto o site Accuweather.com afirma que é a pior temporada de tornados desde abril de 1974, quando 310 pessoas morreram.

Programa para aparelhos Apple é gratuito e livre para ser baixado. Brinquedo virtual disponibiliza 44 mil opções de cores.

Rolls-Royce lança aplicativo de customização do Phantom para iOS


A Rolls-Royce lançou um novo aplicativo para o IPAD, iPhone e iPod touch para divulgar entre seus clientes o novo Phantom. O programa permite que os futuros compradores do modelo montem sua própria versão do carro de luxo. A principal atração do aplicativo são as 44 mil opções de cores.
Aplicativo da Rolls-Royce é gratuito (Foto: Divulgação)Aplicativo da Rolls-Royce é gratuito (Foto: Divulgação)
E, caso o cliente não goste de nenhuma, é possível usar a câmera do aparelho para tirar uma foto da cor exata que procura. Após a escolha do tom, é possível escolher o acabamento interior que inclui diversos tipos de madeira.
O programa é gratuito e pode ser baixado na Apple Store. Isso significa que mesmo aqueles sem dinheiro para comprar o modelo, podem brincar com a personalização do carro.

Apple mais do que dobrou vendas do iPhone no período. Participação da Nokia caiu a 29%, diz IDC.

Crescimento dos smartphones anima mercado no 1º trimestre


Da Reuters
iPhone 4 branco (Foto: Divulgação)iPhone ajudou a Apple a crescer no setor
de celulares (Foto: Divulgação)
A forte demanda por smartphones estimulou ainda o volume do mercado geral de celulares no primeiro trimestre de 2011, e fez da Apple, fabricante do iPhone, um dos vencedores no mercado, informaram grupos de pesquisa nesta sexta-feira (29).
A IDC estimou em 20% o crescimento do mercado no primeiro trimestre, com a ajuda de fortes ganhos de fabricantes menores mas redução nas participações dos três líderes: Nokia, Samsung e LG.
As vendas do iPhone mais que dobraram ante as do período em 2010, com a ajuda das fortes vendas da Verizon Wireless e de novas operadoras em outros mercados. A participação de mercado da empresa subiu a 5%.
"O iPhone uma vez mais vendeu particularmente bem nas regiões economicamente desenvolvidas do planeta, como América do Norte e Europa", afirmou a IDC.
A Apple agora está se aproximando da LG, que detinha 6,6% do mercado no primeiro trimestre. A participação da Nokia caiu a 29%, ante 25% no período em 2010, segundo a IDC.
A Strategy Analytics estimou os embarques de celulares como 17% superiores aos do primeiro trimestre de 2010, devido à demanda por smartphones nas regiões maduras e a modelos cada vez mais populares com múltiplos chips nos mercados emergentes.
"O primeiro trimestre de 2011 foi marcado por perturbações na cadeia de suprimento relacionadas à tragédia do terremoto no Japão e pela falta continuada de alguns componentes, tais como telas de toque, chips de memória e câmeras", disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.
Mawston disse que a escassez de componentes pode continuar por ao menos os próximos seis a nove meses, restringindo volumes ou elevando os preços dos insumos, mas que os desafios operacionais causados por isso continuariam a ser pouco relevantes para a maioria dos fabricantes.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Tablet PlayBook chega às lojas dos EUA e Canadá

Concorrente do iPad chegou em 20 mil lojas dos dois países.
Fabricante RIM deve vender 3 milhões de aparelhos em 2011.

Da Reuters
O PlayBook, tablet da RIM, mesma fabricante do smartphone BlackBerry (Foto: AP)O PlayBook, tablet da RIM, mesma fabricante do
smartphone BlackBerry (Foto: AP)
A Research in Motion (RIM), produtora dos celulares BlackBerry, lançou seu aguardado computador tablet nas lojas dos Estados Unidos e Canadá nesta terça-feira (20), em batalha para conquistar usuários do iPad, da Apple.
A aposta não poderia ser mais alta para a companhia canadense, que viu o BlackBerry dominar o mercado de celulares inteligentes para depois ver o aparelho enfrentar dificuldades na concorrência contra o iPhone e os diversos aparelhos acionados pelo sistema operacional Google Android.
O lançamento do PlayBook, porém, não contou com críticas positivas; o tablet só permite acesso à internet por rede Wi-Fi e não conta com os aplicativos de e-mail e agenda que são a marca registrada da RIM. O aparelho precisa estar ligado a um BlackBerry para acessar esses serviços. No entanto, redes de varejo como a Staples e a BestBuy afirmam que as pré-encomendas sólidas do aparelho sugerem existir demanda reprimida por uma alternativa de alta capacidade ao iPad.
Cerca de 20 mil lojas nos EUA e Canadá estão oferecendo o PlayBook e o aparelho também será vendido diretamente a empresas.
Alguns observadores dizem que é injusto comparar os concorrentes ao iPad, que iniciou o mercado de tablets ao ser lançado em abril do ano passado. A Apple vendeu quase 15 milhões de iPads em 2010, e a RIM deve vender cerca de 3 milhões de PlayBooks ao longo de um período semelhante em 2011, de acordo com 18 analistas pesquisados pela Reuters.
"Não é um produto que jogue na mesma liga que o iPad", disse Al Hilwa, analista da IDC em Seattle. "A questão é determinar se venderá mais que o Xoom, mas menos que o Galaxy", disse ele, em referência aos tablets acionados pelo Android produzidos por Motorola e Samsung.
Demonstrando o quanto é difícil gerar entusiasmo semelhante ao dos lançamentos da Apple, a Staples Canada abandonou o plano de abrir suas lojas à meia-noite e optou por um lançamento mais discreto, iniciando às 7h desta terça-feira.
"Nossa ideia é que faz mais sentido para os clientes empresariais passar pela loja a caminho do trabalho", disse Pete Gibel, o vice-presidente de vendas da rede. "Abrir à meia-noite é mais para consumidores pessoa física".

Lucro da Sony Ericsson recua 48% no primeiro trimestre de 2011


Empresa somou 11 milhões de euros no período.
A companhia comercializou 8,1 milhões de aparelhos.

Do Valor Online
Xperia Pro tem teclado embutido e roda Android 2.3 (Foto: Divulgação)Companhia comercializou 8,1 milhões de aparelhos,
como o Xperia Pro (foto), no primeiro trimestre
(Foto: Divulgação)
O lucro líquido da fabricante de dispositivos móveis Sony Ericsson somou 11 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal de 2011, o que representa uma queda de 47,6% em relação ao ganho de 21 milhões de euros um ano antes, informou a companhia nesta terça-feira (18).
A receita da empresa nos três meses encerrados em 31 de março somou 1,14 bilhão de euros – uma queda de 19% em relação ao resultado de 1,40 bilhão de euros reportado no primeiro trimestre de 2010.
A companhia informou ter comercializado 8,1 milhões de aparelhos no primeiro trimestre – volume 23% inferior ao registrado um ano antes (10,5 milhões). A empresa observou, entretanto, que o preço médio dos aparelhos (141 euros) aumentou 5% em relação ao primeiro trimestre de 2010, o que reflete o foco em smartphones com o sistema operacional Android, do Google.
A Sony Ericsson estima que a participação dos smartphones em seus resultados no primeiro trimestre de 2011 tenha sido de 5% em volume e 3% em valor. Para o ano fiscal de 2011, a empresa prevê "um crescimento modesto" nas vendas globais de dispositivos móveis.


sábado, 9 de abril de 2011

Tecnologias da casa do futuro se tornam itens básicos de prédios


Apartamentos para classe média oferecem pacote básico de automação.
Sistemas automatizados estão 50% mais baratos que há cinco anos.

Novo
Além da garagem para dois carros, churrasqueira e salão de festas, a automação residencial começa a fazer parte dos requisitos básicos dos apartamentos no Brasil. Com os preços das tecnologias caindo pela metade, a casa do futuro está mais perto da classe média brasileira.
Prédio OneBrooklin possui automação residencial (Foto: Laura Brentano/G1)Prédios já trazem controle remoto que permite controlar até 12 equipamentos (Foto: Laura Brentano/G1)
A automação permite que o cliente, antes de chegar em casa, ligue o ar-condicionado, a TV, regule a iluminação do ambiente e abra as cortinas apenas clicando em uma tecla do celular conectado à internet. O cliente também pode controlar esses equipamentos a partir de um único controle remoto ou de uma tela sensível ao toque instalada na parede de casa.
Prédio OneBrooklin possui automação residencial tecnologia casa do futuro (Foto: Laura Brentano/G1)Tela sensível ao toque na parede do apartamento é
opcional no 'OneBrooklin' (Foto: Laura Brentano/G1)
Empreendimentos para a classe média já oferecem um pacote básico de automação que permite controlar até 12 equipamentos eletrônicos. É o caso do “One Brooklin”, em São Paulo. O apartamento mais barato, de 64 metros quadrados, é vendido por R$ 460 mil.  A previsão é que o prédio fique pronto em dezembro de 2013.
“Não posso dizer que foi um fator crucial, mas com certeza ajudou muito na minha decisão”, conta Marcus Villalobos Mendes, de 26 anos, que comprou um apartamento de 85 metros no One Brooklin. Mendes faz parte do grupo de jovens ligados em tecnologia que estão buscando apartamentos com essas facilidades. Além de ser fã dos produtos da Apple – ele tem um iPad, um iPhone e um MacBook – Mendes trabalha na área tecnológica.
“Acredito que o público mais velho também passará a adotar porque a automação visa simplificar e automatizar os hábitos das pessoas. Além disso, a tecnologia está muito mais intuitiva”, diz Roberto Oliveira, diretor da Fast Life, nova operação de automação da Fast Shop e responsável pelo sistema do One Brooklin.
Prédio OneBrooklin possui automação residencial tecnologia casa do futuro (Foto: Laura Brentano/G1)No lugar da chave, apartamento 'do futuro'
traz leitor digital (Foto: Laura Brentano/G1)
A facilidade de navegação é um dos motivos que Oliveira acredita ter popularizado a automação. “Além do preço, soluções complexas eram uma das barreiras que impediam os varejistas de entrar no negócio. Ouvimos histórias de clientes que gastaram R$ 100 mil e não conseguiram usar a tecnologia”, explica.
Tecnologia mais barata
Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), os preços de sistemas automatizados caíram pela metade nos últimos 5 anos e o número de projetos cresceu de 35% a 40% ao ano. “Na Aureside, registramos o dobro de fabricantes associadas em dois anos, o que mostra uma maior variedade de tecnologias no mercado”, conta José Roberto Muratori, engenheiro da Aureside. “As pessoas vivem em um universo tecnológico e já faz sentido para elas investir na automação”. Como exemplo, Muratori diz que um cliente gasta mais com um armário embutido do que com as soluções automatizadas.
Cada vez mais, o mercado vai exigir que os prédios venham
com automação"
Roberto Oliveira, diretor da Fast Life
Essas soluções começaram a aparecer como parte dos apartamentos há apenas um ano. “Entramos nessa área em 2009. Na ocasião, entregávamos apartamentos adaptados, caso o cliente optasse em colocar o sistema”, diz Sandra Germanos, gerente da incorporadora Stan, responsável pelo One Brooklin. No entanto, ela conta que a receptividade foi tão boa que a empresa decidiu oferecer algumas soluções no kit básico dos apartamentos.
"Não acho bom entregar um apartamento cheio de automação. Como a tecnologia precisa ser personalizada, a melhor opção é oferecer uma degustação ao consumidor. Assim, ele complementa aquele sistema com outras opções ao seu gosto", explica Muratori.
“A automação ainda é um diferencial, mas começará a ser uma oferta necessária. Cada vez mais o mercado vai exigir que os prédios já venham com a tecnologia”, diz Oliveira. “Hoje, as construtoras não entregam mais edifícios sem o sistema de câmeras de segurança. E isso é um exemplo bem próximo da automação. Se já abrimos o vidro do carro eletronicamente, porque não vamos fazer isso no nosso apartamento?”, questiona Muratori.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Samsung lança no Brasil 25 TVs 'inteligentes' com conexão Wi-Fi

Além do acesso à web, televisões vêm com navegador igual ao do PC.
A smarTV mais barata da companhia custa R$ 2,7 mil, com 32 polegadas.


TV inteligente da Samsung, smarTV (Foto: Laura Brentano/G1)Smart Hub reúne todas as funções da TV
inteligente (Foto: Laura Brentano/G1)
Assim como os smartphones, as smarTVs são televisões inteligentes que trazem funções como conexão wi-fi, navegador de internet, redes sociais e tecnologia 3D. Em 2011, das 45 TVs que a Samsung trará ao Brasil entre abril e maio, 25 fazem parte dessa nova categoria.
Segundo Rafael Cintra, gerente sênior de marketing de eletrônicos da Samsung, todas as smarTVs da companhia tem tela LED, que foi afinada para 50 milímetros, e uma interface de navegação chamada Smart Hub, onde é possível navegar pela internet, buscar aplicativos e entrar em redes sociais.
Em 2010, a Samsung vendeu mais de 800 mil unidades de TV LED no Brasil. Neste ano, a smarTV mais barata, de 32 polegadas, custará R$ 2,7 mil. A mais cara será vendida por R$ 14 mil, com 60 polegadas.
“No ano passado, as TVs Samsung eram conectadas à internet por botões específicos de acesso a alguns serviços, como Facebook e Twitter. Neste ano, as TVs inteligentes terão conexão Wi-Fi e um navegador de internet igual ao do computador, o que aumenta a oferta de conteúdo ao usuário”, explica Cintra.
TV inteligente da Samsung, smarTV (Foto: Laura Brentano/G1)Samsung trará ao Brasil 25 TVs inteligentes, chamadas smarTVs (Foto: Laura Brentano/G1)
Aplicativos para TV
Pelo Smart Hub é possível acessar a loja de aplicativos da Samsung, onde o usuário pode baixar games e programas, como o GTalk, do Google. Nessa interface está o botão para o NetMovies, um aplicativo de streaming de filmes que, além da assinatura para mais de 4 mil títulos, o usuário pode comprar de forma avulsa longas recém-lançados.
Entre os aplicativos que o executivo destaca está o Social TV. Conectado a alguma rede social, como o Twitter, o usuário pode publicar comentários enquanto está assistido a sua programação.
Além do controle remoto tradicional, o usuário também pode controlar a TV pelo smartphone ou pelo tablet para facilitar alguns comandos. Segundo Cintra, o público-alvo dessas televisões são aquelas pessoas que buscam novas tecnologias.

Cientistas apontam novo alvo para a vacina contra a Aids

Pequeno filamento pode ser atacado independentemente do subtipo do HIV.
Testes conseguiram proteger macacos da infecção.


Uma pesquisa norte-americana publicada pela revista científica “PLoS One” sugere um novo alvo para a vacina contra a Aids. Segundo cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, um filamento do HIV chamado em inglês de V3 loop pode ser o alvo ideal para a vacina.
Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico que atacam esse filamento conseguem oferecer proteção contra vários subtipos do vírus. Esse é considerado um pré-requisito para qualquer vacina contra Aids, uma vez que os vírus passam por mutações muito rapidamente. Há hoje milhões de diferentes estirpes agrupadas em diversos subtipos genéticos, ou “clados”.
Os cientistas fizeram um anticorpo monoclonal – um preparado de milhões de anticorpos idênticos, retirados de um ser humano positivo para um clado específico do HIV. Em seguida, injetaram os anticorpos em macacos expostos a um clado diferente do vírus. Os pesquisadores já sabiam que os anticorpos se agarrariam a uma porção do V3 loop dos vírus, mas não tinham certeza se isso protegeria os macacos da infecção – o que aconteceu.
“Estudos anteriores mostraram que tais anticorpos conseguem proteger macacos da infecção dentro de um clado; mas à medida que mais clados do vírus da Aids evoluem, não estava claro se tais anticorpos poderiam atravessar para diferentes clados e evitar a infecção. Agora temos uma resposta”, afirmou a Dra. Ruth Ruprecht, autora da pesquisa.
Para transformar a descoberta numa vacina, os cientistas terão de encontrar uma maneira de focar as respostas do sistema imunológico na pequena parte do V3 loop que é compartilhado por vírus de diferentes clados. Assim, o próprio organismo conseguiria gerar os anticorpos contra o vírus.


Facebook supera metade do número de visitantes do Orkut no Brasil

Segundo a ComScore, são 17,92 milhões de visitantes únicos em fevereiro.
Líder no Brasil, Orkut teve 32,41 milhões no mesmo período.


Facebook (Foto: Robert Galbraith/Reuters)Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, maior
rede social do mundo (Foto: R. Galbraith/Reuters)
O Facebook, maior rede social do mundo, atingiu uma marca importante em fevereiro de 2011. No segundo mês do ano, o site teve 17,92 milhões de visitantes únicos no Brasil, e pela primeira vez superou a metade dos acessos do líder Orkut, do Google. A rede preferida dos brasileiros fechou o mês com 32,41 milhões de acessos, segundo dados publicados na edição desta quinta-feira (31) do jornal "O Estado de S. Paulo".
O Facebook terminou 2010 com 12,3 milhões de visitantes únicos, com crescimento de 45,5% no ano. Nos últimos seis meses, a audiência do site criado pelo americano Mark Zuckerberg disparou 65,7% no país. No mesmo período, o Orkut cresceu 2,85%.
A ComScore mede a audiência com base em usuários com mais de 6 anos. A companhia leva em conta acesso doméstico e corporativo, em empresas. Foram avaliados dados de 45,23 milhões de usuários.
Em julho de 2010, o Facebook atingiu a marca de 500 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, número cinco vezes maior que os 100 milhões de cadastros no Orkut. O site do Google segue como o mais popular em apenas dois países: Brasil e Índia.