Pages

domingo, 1 de maio de 2011

Vaticano cria 'Sentinelas digitais' para beatificação de João Paulo II


Facebook e Twitter levam o testemunho e ensinamentos do novo beato.
Vaticano desencadeou ofensiva a favor da comunicação por novos meios.

Da France Presse
O Vaticano criou nas redes sociais da internet as chamadas "Sentinelas digitais" para divulgar no domingo a beatificação de João Paulo II, o pontífice que usou todos os meios de comunicação ao seu alcance para divulgar sua mensagem.
O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Rádio Vaticano, o Centro de Televisão Vaticano e o Escritório de Comunicações Sociais do Vicariato de Roma se juntaram para uma iniciativa inédita.
"Formamos grupos de fiéis, jovens e menos jovens, que na web e, sobretudo, no Facebook e no Twitter levam para o mundo digital o testemunho e os ensinamentos do novo beato", explicou à imprensa Walter Insero, do Vicariato de Roma.
Jovens carregam a cruz da Jornada Mundial da Juventude dentro da igreja Saint Andrea della Valle em Roma, na véspera da beatificação do falecido Papa João Paulo II, no Vaticano. (Foto: AFP)Jovens carregam a cruz da Jornada Mundial da Juventude dentro da igreja Saint Andrea della Valle em Roma, na véspera da beatificação do falecido Papa João Paulo II, no Vaticano. (Foto: AFP)
Graças às "Sentinelas digitais" será possível ver ao vivo as celebrações da beatificação através do canal oficial no Twitter, no Facebook e na página da Rádio Vaticano.
O projeto das "Sentinelas digitais" foi lançado no dia 5 de abril e teve uma ótima recepção, além de um grande impacto na mídia.
"Quase mil pessoas (jornalistas especializados, especialistas em comunicação) acompanharão a transmissão ao vivo pelo Twitter e mais de 3 mil pessoas no Facebook se juntaram ao grupo de 'Sentinelas'", assegurou Insero.
Foram enviados mais de 40 mil cartões digitais com frases de João Paulo II destinadas aos jovens, graças ao serviço Pope2You.
Os jovens "são sentinelas que vivem na web e frequentam o meio digital, não para perder tempo ou para se isolarem, e sim para servirem de testemunhas e evangelizadores na internet", afirmou Insero.
Uma verdadeira ofensiva a favor da comunicação por meio dos novos meios foi desencadeada pelo Vaticano, que divulga há vários dias pelo YouTube vídeos sobre o pontífice polonês Karol Wojtyla.
Pela primeira vez, cerca de 150 blogueiros do mundo todo, escolhidos de forma aleatória, conversarão no dia 2 de maio, um dia depois da beatificação de João Paulo II, com autoridades do Vaticano com o objetivo de compartilhar experiências.
O inédito evento foi organizado pelo Conselho Pontifício para a Cultura em ocasião da grande presença de fiéis e jornalistas em Roma para a beatificação do papa polonês.
A lista de participantes, nem todos católicos, pode ser consultada na internet (www.pccs.va).
"Como ignorar os blogs? São atores fundamentais nas novas sociedades, com sua linguagem mudam as pessoas e as culturas", declarou recentemente o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, ao comentar a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário