Pages

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tira-dúvidas: FaceTime no iPod e PC reiniciando inesperadamente

Colunista fala também da segurança de serviços 'na nuvem'.
Deixe sua dúvida ou sugestão na seção de comentários.


Header Tira-Dúvidas Tecnologia Ronaldo Prass VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte/G1)
O FaceTime é um recurso de vídeo chamadas que usa uma conexão Wi-Fi (Foto: Divulgação)O FaceTime é um recurso de vídeo chamadas
que usa uma conexão Wi-Fi (Foto: Divulgação)

FaceTime no iPod touch
Olá, Ronaldo! Sei que a coluna é sobre informática geral, mas como você é um "macmaníaco", talvez possa me responder por que não há a possibilidade de se utilizar o recurso FaceTime do Iphone 4 com o Ipod touch. Grato.
André Fernandes
Olá, André! Legal a sua pergunta. O FaceTime é um recurso de vídeo chamadas que usa uma conexão Wi-Fi, desenvolvido para o iPhone 4, iPod touch na sua 4ª geração, iPad 2 e alguns modelos de Mac. Especificamente, o iPod suportar ou não essa funcionalidade deve-se à necessidade de contar com duas câmeras integradas e a versão do iOS, recurso que só está presente em modelos superiores ao iPod touch A1318 (3ª geração) .
JoliCloud é um sistema operacional com funcionalidades que rodam na 'nuvem' (Foto: Divulgação)JoliCloud é um sistema operacional com
funcionalidades que rodam na 'nuvem'
(Foto: Divulgação)
Riscos em usar serviços em recursos disponíveis em 'cloud computing'
Como vemos, atualmente os ataques de hackers são cada vez mais frequentes. Então pergunto: usar um serviço que ofereça a publicação do desktop na 'nuvem' não pode nos tornar vulneráveis?
Joelson
Olá, Joelson! Em segurança da informação, existe uma máxima que diz: "sistema totalmente seguro é aquele que não está sendo usado". A possibilidade de que hackers passem a atacar os serviços disponíveis em "nuvem" (cloud computing) procede. Por conta disso, as empresas que oferecem soluções nessa arquitetura procuram adotar medidas extremas para proteger os seus sistemas.
Os recursos disponíveis no JoliCloud que ficam publicados em "nuvem" são "web apps" contendo funcionalidades para outros provedores de serviços na internet. Nele, os riscos existem, mas são menores, já que ele é redirecionando pelo navegador para o site do serviço, sempre que algum recurso externo é invocado. Já os aplicativos que são instalados fisicamente no sistema operacional recebem a mesma proteção que outras distribuições Linux recebem. Nesse caso, o usuário também pode contribuir para que os riscos de segurança sejam minimizados, seguindo recomendações de boas práticas para operar o PC.
O PC Wizard é um aplicativo que auxilia no diagnóstico de falhar no PC  (Foto: Divulgação)O PC Wizard é um aplicativo que auxilia no
diagnóstico de falhar no PC (Foto: Divulgação)
PC reiniciando inesperadamente
Bom dia, Ronaldo! Seguindo a pergunta do Luiz na edição do dia 26/05, estou há semanas para perguntar: tenho tido o mesmo problema com desligamento no meu PC. Ele desliga de forma inesperada, sem um padrão. Geralmente, ele desliga em momentos em que a máquina nem está sendo muito exigida. Por isso, fiquei em dúvida entre incompatibilidades de drivers e instabilidade no fornecimento de energia. Tem como eu saber se há alguma problema na minha rede de energia ou na fonte? Ou tem todo o jeito de ser problema de driver? A ATI está tendo problemas para lidar com o Windows 7 de 64 bits? Meu PC ainda não tem nem seis meses. Se for de algum uso, seguem as configurações da máquina: Windows 7 64 bits professional, ASUS P6X58D-E i7 950, 6GB RAM, ATI5870 VaporX. Minha fonte é uma Zalman de 750W.Lucas
Olá, Lucas! O PC pode apresentar instabilidades na execução de programas ou mesmo quando apenas o sistema operacional está ativo. As razões para isso acontecer variam. Pode ser a ausência drivers apropriados para o seu hardwre, alguma atualização pendente para eles.
Problemas eletrônicos também podem ocasionar esse comportamento. Mas isso não quer dizer que a placa de vídeo seja a responsável pelo seu PC reiniciar inesperadamente. Você pode verificar se todos os seus componentes estão com os respectivos drivers recomendados pelo fabricante, principalmente os da placa-mãe. Isso porque o sistema operacional até pode reconhecê-la, mas não necessariamente ele estará usando os drivers mais apropriados. Por conta disso, pode haver alguma perda de desempenho e ocasionar a instabilidade do sistema.
Também é preciso levar em consideração se o cooler do processador está operando corretamente. Aquecimento no interior do PC pode resultar no desligamento inesperado por medida de segurança. Também é possível usar softwares de diagnóstico para avaliar aspectos mais técnicos referentes ao seu hardware, como o PC Wizard 2010.
Se nada disso resolver ou lhe der alguma pista, não descarto algum problema físico. A verificação da integridade da fonte do seu PC é feita por testes específicos a este componente. Caso você não possua conhecimento técnico, o ideal é recorrer a um profissional em manutenção de hardware. Se você tiver mais alguma dúvida, por favor não deixa de postá-la aqui na coluna.
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníaco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário