Pages

terça-feira, 12 de julho de 2011

Conheça aplicativos que localizam informações sobre músicas na web


Apps identificam músicas a partir de trecho do áudio.
Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários.


Header Tira-Dúvidas Tecnologia Ronaldo Prass VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte/G1)
Quem nunca ouviu uma nova música e ficou com ela na cabeça, sem saber como começar a procurá-la? Um som antigo ou a trilha sonora do filme predileto, muitas vezes, nos inquietam por dias, simplesmente porque queremos saber qual é o nome, quem é o autor, qual é o álbum... Que tal facilitar a busca, apenas colocando o som para que o computador localize as informações corretas?
Na coluna de hoje, alguns aplicativos que reconhecem a música a partir apenas de um trecho rodado no computador. Além de ajudar na localização, os programas podem render bons períodos de diversão e, claro, testar os seus conhecimentos sobre cultura musical.
Midomi é um serviço na internet que auxilia a localizar informações sobre músicas a partir do navegador (Foto: Reprodução)Midomi é um serviço na internet que auxilia a localizar
informações sobre músicas a partir do navegador
(Foto: Reprodução)
MidomiLá, lá, lá... Não lembrar a letra da música ou o não ter o arquivo de áudio não é um problema para o Midomi. Ele é um poderoso aliado especialmente para aqueles casos em que ficamos um pequeno trecho da música na cabeça ou mesmo só a melodia. Para usá-lo, basta ter um microfone conectado ao computador com a internet. O Midomi realiza a busca a partir do navegador, dispensando a instalação de aplicativos no computador.
Para iniciar a busca, acesse o site do Midomi. No topo da página, clique sobre o botão “Click and Sing or Hum” e solte a voz! Se você tiver o áudio em outro dispositivo de som, basta aproximar o microfone do auto falante. O sistema recomenda que seja executado um trecho de pelo menos 10 segundos da música num ambiente silencioso e você deverá permitir o acesso ao microfone.
O serviço também disponibiliza ao usuário a opção de testar o microfone. Além disso, o Midomi conta com recurso de busca a partir de texto.
Tunatic é um aplicativo para Windows e Mac que auxilia a localizar informações sobre músicas (Foto: Reprodução)Tunatic é um aplicativo para Windows e Mac que
auxilia a localizar informações sobre músicas
(Foto: Reprodução)
TunaticBastante semelhante ao Midomi, o Tunatic localiza a música em seu banco de dados a partir de um pequeno trecho executado. Para usá-lo, faça o download do aplicativo e instale-o no computador. A interface do programa é muito simples. Com o computador conectado à internet, basta clicar na lupa (à esquerda da tela do aplicativo) e posicionar o microfone do computador em frente à saída de som.
Enquanto o som é capturado, é possível observar um gráfico que se movimenta de acordo com as ondulações sonoras e o aplicativo sinaliza que está procurando a música.
Em alguns segundos, se a busca for bem sucedida, ele apresenta informações básicas sobre o som. Se o usuário desejar adquirir o arquivo, basta clicar na seta à direita do aplicativo para ser redirecionado a um serviço de compras de músicas on-line. Além disso, se o microfone está com um mau funcionamento, o Tunatic avisa o usuário para checar as configurações do dispositivo.
Audiggle é um outro aplicativo que auxilia na localização de informações sobre as músicas armazenadas no PC (Foto: Reprodução)Audiggle é um outro aplicativo que auxilia na
localização de informações sobre as músicas
armazenadas no PC (Foto: Reprodução)
AudiggleUma grande opção para quem não conta com microfone para a busca de músicas é o Audiggle, já que o aplicativo é capaz de localizar as informações sobre a canção a partir da execução através de um player ou mídia on-line. O Audiggle está disponível gratuitamente para download no site do Baixatudo. Após instalação do aplicativo, é necessário fazer cadastro no site do fabricante. Ao abrir o programa, o usuário deverá informar os seus dados.
Como o Audiggle também localiza informações sobre a música a partir do microfone, é necessário escolher a forma de captura ao iniciar o programa pela primeira vez. Basta clicar sobre o modo desejado na caixa de seleção “Please select a recording option”. A opção “Audiggle Recorder” permite a catura do áudio diretamente do seu PC.
Se você desejar alterar a configuração posteriormente, basta clicar em “Settings”, alterar a opção desejada, testar e salvar. Determinada a forma de captura desejada, basta clicar em “search” e deixar o som rodar por alguns segundos. O programa irá fornecer os dados básicos sobre a música e fornecer opções de compra do arquivo via Amazon ou iTunes, comparilhar pelo Facebook ou Twitter.
Parece mágica, não é? Além de dar aquela mão para o usuário colocar fim à dúvida sobre o nome da música que não sai da cabeça, os aplicativos apresentados podem ser um bom recurso de diversão entre os amigos. Aproveite também para testar o seu talento de cantor ou cantora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário