Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Alunas de Campo Maior criam e programam robot em lego

Uma tecnologia para combater isolamento no interior do país e preservar a biodiversidade


“Lego Robotics” para a sexta edição do EX.I.T.E.
“Lego Robotics” para a sexta edição do EX.I.T.E.
Um grupo de alunas de Campo Maior (Portalegre), entre os 11 e os 13 anos, vai construir e programar um robot em lego, numa iniciativa que pretende cativar jovens para a ciência, matemática e engenharia, na próxima semana. Esta é apenas uma das actividades em que, a partir de segunda-feira e até dia 3 de Setembro, vão estar envolvidas 30 jovens do Agrupamento de Escolas de Campo Maior no âmbito da sexta edição do «Explorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia» (EX.I.T.E.) promovida pela IBM Portugal e a Delta Cafés.
“Esta iniciativa tem tido êxito e suscitado, ano após ano, um crescente interesse por parte das jovens e por parte da IBM”, disse a directora de marketing, comunicações e cidadania da IBM Portugal, Conceição Zagalo. O EX.I.T.E. começou a ser desenvolvido em 1999, em vários países espalhados pelos cinco continentes.

Este programa tem ainda como objectivo, no que diz respeito a Portugal, combater o isolamento no interior do país e preservar a biodiversidade, através da tecnologia. De acordo com Conceição Zagalo, 85 por cento das jovens que participaram nesta iniciativa disseram que, após participarem neste programa, ficaram com uma noção “mais exacta do que é que são as tecnologias e a engenharia e para que servem”.

A responsável acrescentou ainda que, muitas das alunas que participam no programa têm “manifestado interesse” em optar por cursos de cariz mais técnico no momento de ingressar na universidade. Durante o EX.I.T.E., que decorrerá no Centro Internacional de Pós Graduação Comendador Rui Nabeiro e Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, as participantes vão poder participar num vasto conjunto de iniciativas.

Assim, as alunas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior vão poder construir e programar um «Lego Robotics» e participar num workshop de comunicação, no sentido de treinar as participantes para comunicarem de forma mais afirmativa.

Programa «MentorPlace» fará acompanhamento de conhecimentos adquiridos
Programa «MentorPlace» fará acompanhamento de conhecimentos adquiridos
Objectivo: Salvar o planeta


As participantes serão ainda incitadas a participar num jogo interactivo que tem como objectivo salvar o planeta por via da preservação da biodiversidade, denominado «Power Up the Game».

Conceição Zagalo explicou ainda que, para além destas iniciativas, a Delta Cafés decidiu chamar ao EX.I.T.E o grande tema do ano internacional da biodiversidade e vai promover “uma cimeira com as 30 meninas para que elas percebam como tornar e construir um planeta mais inteligente”.

Este programa não se esgota nos cinco dias em que decorrerá no Alentejo, uma vez que será colocado em prática um programa denominado «MentorPlace», que tem como finalidade efectuar um acompanhamento e solidificação dos conhecimentos adquiridos pelas participantes e que conta com a participação de 30 orientadoras da Delta Cafés e outras tantas da IBM Portugal, que irão acompanhar as estudantes continuando a motivá-las e a promover o interesse pelas áreas mais técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário