Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

É possível influenciar os movimentos de um indivíduo por impulsos eléctricos

Projecto de fim de curso de alunos nova-iorquinos


Os impulsos eléctricos são transferidos de um braço para outro.
Os impulsos eléctricos são transferidos de um braço para outro.
Uma equipa de estudantes de Nova Iorque conseguiu transferir impulsos eléctricos de uma pessoa para o corpo de outra, através da leitura de uma electromiografia (EMG). O trabalho deriva de um projecto de fim de curso de Computação Física. Alex Dodge, Stepan Boltalin e Johnny Lu han têm estado a estudar a EMG, uma técnica utilizada para registar a actividade eléctrica produzida pelos músculos.

O grupo de alunos é capaz de transferir movimentos próprios do braço de um indivíduo para o de uma outra pessoa – o primeiro move o braço e o segundo repete o movimento de forma mais ou menos automática.
O método converte a função da leitura da EMG e transforma-a em escrita. Para chegar até aqui, tiveram de reescrever o código tradicional da electromiografia para conseguir a melhoria dos sinais. Posteriormente, usaram esse sinal para controlar um optoacoplador – dispositivo de emissão e recepção que funciona como um interruptor – para regular a saída do estimulador de músculos.

Este sistema serve actualmente para mostrar como seria a tecnologia, ler movimentos musculares e transmiti-los para um segundo local, onde se encontram eléctrodos, ou seja, outra pessoa. Apesar dos resultados serem incríveis e alusivos a um filme de ficção científica, continuam erráticos.

O próximo passo será tentar guardar ou gravar o movimento de um músculo para de seguido reproduzi-lo no mesma pessoa ou, quando for possível, para uma máquina. O único problema agora é conseguirem fazê-lo com o material que actualmente têm disponível, o hardware e precisam de mais estudos de investigação e uma organização que financiasse o projecto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário