Pages

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Schmidt receberá US$ 100 mi ao deixar presidência do Google


Atualização acontece um dia depois de vídeo satirizando papel de CEO da empresa. Foto: Getty Images Eric Schmidt perdeu o posto de presidente-executivo da empresa para o co-fundador Larry Page
Foto: Getty Images
O Google pagará um prêmio de US$ 100 milhões em ações para Eric Schmidt, que perdeu o posto de presidente-executivo da empresa para o co-fundador Larry Page. O prêmio, que incluirá ações e opções de ações a serem exercidas em prazo de quatro anos, é o primeiro de Schmidt desde que começou na empresa em 2001, disse um porta-voz.
Na semana passada, o Google causou surpresa ao anunciar que Schmidt se tornaria presidente do conselho, em abril, e que seria substituído por Larry Page como presidente-executivo. A notícia foi anunciada no mesmo dia em que o Google reportou resultado muito maior que a expectativa do mercado.
Mas embora o Google continue dominando as buscas na Internet, vem enfrentando problemas nas redes sociais e ferrenha competição de empresas como Facebook e Twitter, que roubam tráfego da Web e talentos de engenharia.
Schmidt declarou em entrevista à Reuters que a mudança não era uma reação aos concorrentes, mas um esforço para acelerar o processo decisório na gigante da internet. Em documentos apresentados às autoridades regulatórias, o Google informou que Schmidt apresentou em dezembro um plano para a venda de algumas de suas ações na empresa.
"O plano de venda preordenado foi adotado a fim de permitir que Eric venda parte de suas ações no Google como parte de sua estratégia de longo prazo para diversificar seus ativos individuais e aumentar sua liquidez", afirma o documento. Em 31 de dezembro, Schmidt detinha 9,2 milhões de ações do Google, ou 9,6% do capital votante da companhia. Schmidt planeja vender 534 mil ações ordinárias classe A, o que significa que manterá 8,7 milhões de ações do Google, ou 9,1% do capital votante da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário