Pages

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Conheça programas que identificam usuários conectados em redes wi-fi

Aplicativos automatizam a listagem dos usuários conectados na rede.
Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários.


Mas, como identificar quais são os computadores conectados? Numa estrutura corporativa, existe um profissional altamente qualificado que administra a rede e se dedica à tarefa. Porém, em ambientes domésticos, são poucos os usuários com conhecimentos avançados ou com disponibilidade de tempo para ficar verificando possíveis intrusos na rede.
A coluna Tira-dúvidas de hoje apresenta dois programas para o sistema operacional Windows que auxiliam nessa tarefa. São aplicativos que automatizam a verificação e listagem dos usuários conectados numa mesma rede. O procedimento é simplificado e não é preciso ser um "expert" em redes para identificar quais computadores estão acessando.
Vale salientar que o propósito dos programas não é usá-los para invasão ou qualquer tipo de hack, e, sim, apenas listar os computadores para que o usuário possa tomar alguma ação no sentido de aprimorar a segurança, mesmo que seja alterar a senha ou mudar a método de autenticação na rede.
Gratuito e com interface simplificada
O SoftPerfect Network Scanner é um programa pequeno, oferece inúmeras funcionalidades e não requer instalação. Para usá-lo, basta executá-lo – o software está disponível no site do fabricante. Após o download, é recomendável remover o executável para a pasta “C:\Arquivos de Programas”, para que fique mais organizado. Você pode criar uma pasta com o nome do programa e então salvar o executável nela. Feito isso, crie um atalho no local de sua preferência. Para que o aplicativo exiba os equipamentos que estão conectados em sua rede, é necessário informar um range de IPs (intervalo inicial dos números de IPs, que podem ser usados em sua rede). Após informado o range, clique em Start Scanning e aguarde alguns instantes.
SoftPerfect Network Scanner é um programa que auxilia no monitoramento de redes sem fioSoftPerfect Network Scanner auxilia no monitoramento de redes sem fio. (Foto: Reprodução)
É possível informar mais de um range de IPs caso seja necessário. Se você não souber essa informação para preencher no programa, o SoftPerfect Network Scanner oferece a funcionalidade de obtê-la e preenchê-la.
Obtendo o range de IPs para listar os equipamentos conectados na rede.Obtendo o range de IPs para listar os equipamentos conectados na rede. (Foto: Reprodução)
Para deixar que o programa obtenha as informações referente aos IPs a serem pesquisados, clique no menu Options>IP Address>Detect Local IP Range. Verifique se ele preencheu os campos e então clique em Start Scanning. Na varredura, serão listados todos os equipamentos ou dispositivos móveis (smartphones, tablets) que estiverem na rede.
Caso você tenha identificado um intruso, ele terá o seu IP e MAC Address exibido na listagem, o primeiro procedimento a ser adotado é alterar a senha de acesso, caso você tenha uma configurada. Na coluna Segurança para o PC, o colunista Altieres Rohr explica detalhadamente como configurar uma rede sem fio de maneira apropriada.
Outro aplicativo útil para monitoramento de redes sem fio é o WirelessMon, que pode ser obtido no site do desenvolvedor. Após a sua instalação, execute o programa. Para que a varredura seja iniciada, clique no ícone conforme a imagem abaixo.
WirelessMon é uma ferramenta de monitoramento e administração de redesWirelessMon é uma ferramenta de monitoramento e administração de redes. (Foto: Reprodução)
Entre os recursos oferecidos pelo WirelessMon, destacam-se a identificação de pontos de acesso, a potência do sinal da rede, frequência utilizada, quantidade de antenas, verificação da zona de cobertura do sinal e a segurança dos pontos de acesso. É uma excelente ferramenta, porém, é preciso ter conhecimentos intermediários para usufruir das funcionalidades avanças.

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário