Pages

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Twitter deve funcionar como 'água encanada' em celulares, diz presidente

Em palestra na MWC, Dick Costolo pediu mais integração com aparelhos.
Presidente também negou boatos de venda para Facebook e Google.


Costolo, presidente do Twitter, durante palestra em Barcelona (Foto: AFP)Costolo, presidente do Twitter, durante palestra no
Mobile World Congress, em Barcelona (Foto: AFP)
O Twitter precisa funcionar da mesma forma em todos os telefones celulares, seja ele um smartphone de última geração ou um aparelho simples, capaz de enviar apenas mensagens de texto. A encomenda feita pelo CEO do Twitter, Dick Costolo, em palestra durante o Mobile World Congress, veio com uma comparação: "nossa rede social precisa funcionar como água encanada, que flui da mesma forma na cozinha e no banheiro. Instantaneamente útil e simples."
Costolo afirmou que praticamente todos os telefones celulares vendidos nos últimos anos são capazes de enviar e receber mensagens para o site de microblog, mas a experiência para o usuário é diferente em cada plataforma. "Isso precisa mudar, e vamos trabalhar para isso", afirmou Costolo, que assumiu o posto de presidente da empresa de San Francisco, na Califórnia, após a saída do fundador Evan Williams em outubro de 2010.
O ex-diretor de operações do Twitter disse que vai aproveitar o MWC, evento que reúne boa parte das indústrias ligadas à telefonia celular no mundo, para se reunir com operadoras e fabricantes de celular em busca de uma forma de integrar a rede social mais profundamente nos aparelhos. A ideia é criar uma "experiência uniforme" desde a fase de cadastramento e login no site até o envio e recebimento de mensagens, além de utilizar melhor funções presentes em alguns aparelhos, como câmeras de foto e vídeo.
saiba mais
    No momento, segundo Costolo, 40% das mensagens publicadas no microblog se originam de telefones celulares, número que deve crescer nos próximos anos. Mais da metade dos usuários da rede utilizam o Twitter em mais de uma plataforma, ou seja, em celulares e computadores.
    Costolo aproveitou ainda para classificar como "boatos" as informações sobre uma negociação de compra da empresa por rivais como Google e Facebook. Segundo reportagem publicada no jornal americano "The Wall Street Journal", as duas gigantes da internet estariam analisando a compra do Twitter por valor próximo a US$ 10 bilhões.
    "Não sei de onde saem estas histórias, é apenas um rumor. Toda hora escrevem histórias assim", afirmou. Costolo chegou a questionar a capacidade financeira do Google para comprar uma empresa de US$ 10 bilhões.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário