Pages

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

HTC lança tablet que 'lê' letra de dono e celulares com botão Facebook

Modelos Salsa e ChaCha, com Android, são integrados a rede social.
Tablet pode ser usado com toque dos dedos ou caneta especial.


HTC Salsa e HTC ChaCha, com teclado, acessam Facebook por botão dedicado (Foto: Divulgação)HTC Salsa e HTC ChaCha, com teclado, acessam Facebook por botão dedicado (Foto: Divulgação)
A HTC, fabricante chinesa de smartphones, apresentou nesta terça-feira (15) em Barcelona seu primeiro tablet, o HTC Flyer, e dois modelos de celulares com botão de acesso direto ao Facebook.
Os celulares são os primeiros a terem uma função exclusiva para integração com a maior rede social do mundo, que já conta com mais de 500 milhões de usuários cadastrados. Mas nenhum deles é o chamado "Facebook Phone", já que os aparelhos rodam o sistema operacional Android, do Google, mais especificamente a versão 2.3.3 (Gingerbread).
O botão funciona de acordo com a situação: após tirar uma foto, por exemplo, o usuário pode apertá-lo para publicar a imagem automaticamente no Facebook. Quando está usando o aparelho para ouvir música, basta usar o botão para enviar, para sua linha do tempo, o nome da canção. É possível também usar a tecla para compartilhar endereços de sites, fazer "check-in" em uma localização e enviar mensagens.
O HTC ChaCha tem teclado físico QWERTY, tela de 2,6 polegadas e duas câmeras – uma traseira com 5 MP e flash, e uma frontal, com resolução 640x480, para videochamadas. O Salsa, sem o teclado, tem uma tela maior, de 3,4 polegadas.
Os aparelhos chegam aos mercados asiático e europeu entre abril e junho de 2011, e aos Estados Unidos no 2º semestre. Ainda não há lançamento previsto para o mercado brasileiro.
Letra de mãoA fabricante mostrou ainda o HTC Flyer, seu primeiro tablet, que tem lançamento mundial previsto para o segundo trimestre. As duas principais características são a possibilidade de inserir texto com escrita cursiva, utilizando uma caneta especial, e uma parceria com o serviço americano OnLive, que permitirá jogar games armazenados na nuvem, sem a necessidade de instalação e com gráficos melhores, sem se preocupar com os limites de processamento do hardware.
HTC Tablet (Foto: Divulgação)Tablet da HTC, mostrado no MWC de Barcelona
nesta terça-feira (Foto: Divulgação)
O Flyer tem tela menor que de seus concorrentes, de 7 polegadas, processador de 1,5 GHz, e acesso a rede 3G de alta velocidade. O aparelho promete ainda rodar vídeos e animações em Flash, algo que poucos aparelhos portáteis fazem.
Para inserir dados, além do teclado virtual, é possível utilizar uma caneta especial e escrever normalmente sobre a tela. O aparelho depois converte a letra cursiva em caracteres. A HTC afirma que a tecnologia é capaz de se adaptar à letra do usuário. Também é possível tomar notas e simultaneamente gravar o som de uma palestra, por exemplo. Posteriormente, ao tocar com a caneta em um trecho do texto, o aparelho começa a reproduzir a gravação do momento exato em que o usuário tomou a nota.
A decepção ficou por conta do sistema operacional escolhido pela HTC. O aparelho vai rodar uma versão adaptada do Android 2.3, conhecido como Gingerbread, e não o novo sistema do Google feito especificamente para tablets, o Honeycomb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário