Pages

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

G1 testou o Ideos, smartphone da Huawei com sistema Android 2.2

Celular inteligente da fabricante chinesa deve chegar no 1º trimestre.
Além de parcerias com operadoras, também poderá ser lançado no varejo.


Huawei Ideos virá com Android 2.2Huawei Ideos virá com Android 2.2 (Foto: Divulgação)
O Huawei Ideos é o primeiro da família de smartphones do mesmo nome que vai chegar ao Brasil, possivelmente, ainda no 1º trimestre de 2011, com preços competitivos em relação a aparelhos similares disponíveis no mercado.

"Vai depender das negociações com as operadoras", disse Marcelo Najnudel, gerente de marketing de terminais da empresa chinesa, sobre a data de lançamento do aparelho no país.
O futuro lançamento tem tela de 2,8 polegadas e quase todos os recursos que o usuário espera num celular inteligente: Wi-Fi, Bluetooth, GPS, câmera digital de 3,2 megapixels e ainda roda o Android 2.2, também conhecido por Froyo. Não é o último, mas utiliza uma das mais recentes versões do sistema operacional do Google para smartphones, ainda raro mesmo nos aparelhos de outras marcas famosas.
O novo celular também funciona como roteador Wi-Fi, possibilitando a conexão de até oito aparelhos simultaneamente. O Ideos possui tela capacitiva e executa aplicativos a partir do cartão SD. Ele também é quad-band, ou seja, funciona na frequência de todas as operadoras do Brasil, mas com suporte a apenas um chip.
ManuseioO Ideos é bem leve mesmo com a bateria, tem uma boa pegada, apesar de ser pequeno para quem tem a mão grande, e a primeira impressão é de que a tela é pequena demais para acomodar todos os widgets e icones. Mas é possível, sim, ter vários elementos na mesma tela e ainda ter uma boa visualização. Porém, mesmo com 262 mil cores, o display não é tão atraente de se ver, ainda que com o brilho mais forte. Para ter acesso ao compartimento da bateria, do SIM Card (chips da operadora) e do cartão de memória, basta deslizar a tampa traseira sem qualquer dificuldade ou medo de quebrar. Seu fechamento também é fácil e preciso.
Conectividade
O aparelho de testes, com um cartão microSD de 2 GB, foi conectado a um notebook com Windows XP SP3, mas o sistema da Microsoft não reconheceu o dispositivo como um pen drive (ou como qualquer outra coisa), o que geralmente acontece. Foi necessário instalar o software Active Sync para ser possível transferir dados entre o Ideos e o PC. Mesmo assim, sem sucesso. Talvez por ainda ser uma versão de pré-lançamento que ainda vai passar por ajustes finos. Comparado com outro smartphone, o Ideos apresentou uma recepção do sinal Wi-Fi ligeiramente inferior na mesma distância do roteador sem fio, o que, no caso, fez com que o aparelho a conexão com a internet ficasse instável.
Huawei Ideos com tampas de várias coresHuawei Ideos com tampas de várias cores
(Foto: Divulgação)
MultimídiaNesse modelo a Huawei optou por não disponibilizar o suporte ao Adobe Flash, entretanto, possui aplicativo específico para reproduzir vídeos do Youtube sem a necessidade de acessar o portal do Google pelo navagador. O player de música que acompanha o aparelho é fácil de usar e possui o recurso de pausar a música quando o fone de ouvido (que tem conector padrão de 3,5 mm) é retirado. Ele ainda busca na internet as capas dos álbuns das trilhas reproduzidas e possui modo de reprodução aleatório (shuffle). A câmera digital tem melhor desempenho em ambientes claros, uma vez que não possui flash.
VelocidadeApesar do processador rodar a menos de 600 MHz, é possível rodar vários aplicativos simultaneamente sem perdas significativas de desempenho. As vezes nota-se uma certa demora no aparecimento das palavras quando se usa o Swype (método que agiliza a digitação em teclados virtuais) mas nada tão grave.

Autonomia
Apesar da bateria de 1200mAh, com o uso intensivo e simultâneao de música e GPS com 3G, ela se esgota rapidamente, podendo ser necessárias duas recargas diárias. Mas isso não é exclusividade do modelo da Huawei. Todos os concorrentes também sofrem da pouca autonomia quando o assunto é o uso maior dos recursos que o aparelho dispõe. Dicas para poupar energia é usar a tela com pouco brilho e desligar o Wi-Fi e GPS quando não for precisar. Não deixar aplicativos rodando em segundo plano, desnecessariamente, também ajuda.
Conclusão
Para o perfil de público que vai adquirir seu primeiro smartphone, o aparelho é bastante completo e permite conectividade total com aplicativos de redes sociais e mensageiros instantâneos, além de ter boa qualidade de chamada, condição básica de um telefone celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário