Pages

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Saiba como controlar o acesso dos filhos ao PC no sistema Ubuntu

Programa 'Nanny' ajuda a cuidar uso de sites e regula tempo de uso do PC.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.


Com o período de férias chegando ao fim, é preciso ficar atento se os “pequenos” em casa não estão abusando do uso computador ou navegando na internet além do tempo apropriado. Pois passar horas na frente do PC pode prejudicar os estudos e até mesmo oferecer riscos a segurança, já que o mesmo está conectado na internet. Por isso é recomendável filtrar os contatos e sites acessos pelas crianças e adolescentes.
Criados com a finalidade de auxiliar nessa tarefa, existem programas que permitem definir regras de acesso à internet, bloqueio de conteúdo impróprio e o tempo em que o computador poderá ser usado por um determinado usuário.
A coluna Tira-dúvidas já abordou como usar o recurso de Controle dos Pais no Windows 7. Caso você seja usuário de Software Livre ou possua um PC que não suporte o Windows 7, irei apresentar um recurso de controle de permissões de uso do PC no Ubuntu.
Instalando o programa de Controle dos Pais
No Ubuntu, o programa que auxilia na definição de regras para usar o computador não acompanha a instalação padrão do sistema. Mas pode ser obtido facilmente na “Central de Programas do Ubuntu”. Para acessá-la clique em Aplicativos>Central de Programas do Ubuntu. Ficará disponível a interface de administração de programas. Insira no campo de busca o parâmetro de pesquisa “controle dos pais”. Em instantes o gerenciador de pacotes irá retornar o resultado da pesquisa. O programa que será instalado no PC é conhecido como Nanny. Para instalar o aplicativo, clique no botão “Instalar”, aguarde pela mensagem de confirmação do instalador para executar o programa.
Instalando o Nanny no Ubuntu Linux (Foto: Reprodução)Instalando o Nanny no Ubuntu Linux (Foto: Reprodução)
Existem outros procedimentos que permitem a instalação do programa no Ubuntu, mas por usarem linha de comando e requerem um pouco mais de conhecimento por parte do leitor. Recomendo que seja usado o recurso gráfico oferecido pelo sistema.
Definindo limites
Após a instalação do programa, clique em Sistema>Administração>Parental Control e aguarde até o programa abrir. É preciso informar a senha de usuário administrador do sistema. Também é necessário que o usuário que será submetido as regras de controle de acesso não possua privilégios de administração, caso contrário ele poderá desfaze-las ou até remover o programa.
O Nanny possui uma interface amigável, em que o tipo de restrição fica disposta em guias, para cada uma delas é possível definir os horários e em que dias da semana o grupo de permissões poderão ser acessado pelo usuário.
Tela inicial do Nanny  (Foto: Reprodução)Tela inicial do Nanny (Foto: Reprodução)
Os intervalos de tempo em que o PC ficará disponível são definidos nos “retângulos”, por padrão eles ficam desabilitados até que sejam configurados. Ao clicar sobre eles, o programa indicará como permitido através da cor verde, e não permitido através da cor vermelha. Cada intervalo de tempo é divido em porções de 30 minutos.
Para aplicar o filtro de acesso ao usuário “zezinho”, ou qualquer outro usuário que estiver aparecendo no menu. Clique sobre o usuário, o quadro de permissões que aparecerá ao lado, corresponde ao usuário selecionado.
Configurando as permissões de uso no PC do usuário 'zezinho' (Foto: Reprodução)Configurando as permissões de uso no PC do usuário 'zezinho' (Foto: Reprodução)
Se você preferir selecionar um grupo de intervalos de tempo de uso do PC, basta arrastar o mouse com o botão direito pressionado, que o programa irá preencher automaticamente a grade. Senão, será preciso clicar sobre um intervalo específico.
Em caso de restrições de acesso a conteúdo impróprio na internet, é possível através do programa criar uma lista de sites que não poderão ser acessados pelo usuários. A relação de sites bloqueados não vem preenchida. Para informar um determinado site que você queira restringir o acesso, clique na guia “Navegador de internet”. Marque a opção “Usar filtragem de conteúdo da internet” e clique no botão “Configurar”. Irá abrir uma janela em que deve ser informado nome do site, o seu endereço e a sua descrição. Após salvar a inclusão só site na lista de sites proibidos, ele estará acessível na listagem, para que a restrição tenha efeito é preciso seleciona-lo e após clique no botão “Aplicar”.
Adicionando um site na lista de 'Sites proibidos' (Foto: Reprodução)Adicionando um site na lista de 'Sites proibidos' (Foto: Reprodução)
Numa tentativa frustrada, o próprio programa irá exibir uma mensagem padrão de que o conteúdo não pode ser exibido.
Mensagem padrão de site bloqueado pelo sistema (Foto: Reprodução)Mensagem padrão de site bloqueado pelo sistema (Foto: Reprodução)
Também é possível criar uma lista dos sites que o acesso será permitido, num procedimento semelhante ao de criar uma lista de sites bloqueados.
O sistema operacional Linux é repleto de configurações de acesso e segurança. Os procedimentos descritos aqui na coluna destinam-se a usuários com conhecimentos mínimos ou para aqueles que não dispõem de tempo para a criação de scripts de determinem os níveis de acesso no PC.
O uso do Nanny para o “Controle dos Pais” é uma alternativa prática e barata, mas se comparado ao recurso oferecido pelo Windows 7, fica devendo funcionalidades como a geração de relatórios de acessos, bloqueio de programas específicos e a integração com o painel do Windows Live Messenger. Mas nem por isso o Nanny deixa de ser um eficiente alternativa para os usuários do sistema operacional do pinguim.
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário